HCFMB inicia Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos

Neste mês de junho, o Setor de Cuidados Paliativos e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciaram o curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, no Anfiteatro da Patologia, com foco nos profissionais e estudantes da área da Saúde.

Os dois primeiros módulos foram ministrados nos últimos dias 7 e 21 e o objetivo do curso é ampliar o conhecimento dos estudantes e de todos os profissionais do Hospital sobre o assunto, através de várias abordagens ao longo de dez módulos, que serão apresentados mensalmente até fevereiro de 2019.

A médica responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HCFMB, Dr.ª Thays Antunes Silva, apresentou, no primeiro módulo, a definição e os princípios de cuidados paliativos, reforçando a importância deste aprendizado. “Por conta da crescente demanda de pacientes e da necessidade de informações sobre estes cuidados, vemos como crucial a implantação desta educação continuada. Tivemos um grande número de inscritos de todas as áreas da Saúde, e esperamos que a iniciativa continue por muito tempo”, reforça.

Já no segundo módulo, o médico assistente do Serviço, Dr. Luis Gustavo L. Mariotti, fez uma explanação sobre abordagem e tratamento práticos da dor em cuidados paliativos. “A dor é um dos principais sintomas que acometem pessoas que têm doenças crônicas ou que ameaçam a vida. O objetivo do módulo é que os profissionais consigam identificar a dor e tratá-la, não somente do ponto de vista farmacológico, mas também usando adequadamente os medicamentos. Desta forma, pode-se contribuir para o alívio do sofrimento em suas múltiplas dimensões”, destaca.

No dia 12 de julho, a partir das 16h, haverá o terceiro módulo do curso, com o tema “Cuidados de Fim de Vida”, no Anfiteatro da Patologia. As inscrições para os próximos temas podem ser feitas gratuitamente neste link.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB