Colégio Embraer promoveu gincana solidária em prol ao Ilumina HC

Neste mês de junho, a campanha Ilumina HC, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da FMB e da Famesp, recebeu um gesto de solidariedade do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho: alunos das três séries do Ensino Médio participaram de uma gincana sobre separação de resíduos recicláveis, visando ao encaminhamento para o destino correto. Com a venda dos materiais para cooperativas, chegou-se à arrecadação de um valor em dinheiro que foi destinado ao Ilumina HC.

De acordo com o coordenador pedagógico, Luciandro Pereira Sodré, a ideia surgiu de uma reunião com a Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dra. Érika Ortolan, em que foi apresentado o projeto. “Em reunião com o time de professores, decidimos sensibilizar os alunos para a causa e lançar uma gincana criativa sobre separação de resíduos nas residências para venda em cooperativas locais. Dessa forma, estaríamos ajudando o meio ambiente e o HC”, afirma.

Ao todo, foram coletados 184 kg de alumínio, 55 kg de plástico, 343 kg de sucata (metais), 176 kg de papel e 154 kg de papelão. A venda desses materiais reverteu-se na doação de R$1.066,00, o que equivale a 53 lâmpadas para o Hospital.

Luciandro destaca dois aspectos que mostram a relevância deste trabalho para os alunos e para a comunidade. “Isso trouxe para nós uma reflexão sobre a produção de resíduos e descarte no meio ambiente, a questão do consumo e a importância da separação dos resíduos e do seu destino correto. Por outro lado, levou os alunos a refletirem sobre a questão da saúde pública e a relevância do HCFMB, e o quanto uma simples ação de troca de lâmpadas pode reverter em economias a serem aplicadas em mais serviços à população”, aponta.

Segundo Dra. Érika, a avaliação da ação foi muito positiva. “Além de trocar as lâmpadas do hospital por modelos mais econômicos, o objetivo da campanha Ilumina HC é também aproximar e envolver a comunidade com as questões do nosso hospital. Isso foi totalmente atingido com esta iniciativa do Colégio Embraer”, finaliza. A recompensa pelo gesto solidário será a realização de uma visita técnica por alunos do Colégio nas dependências do HCFMB.

Fotos gentilmente cedidas pelo Colégio Embraer

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB