HCFMB oferece segundo módulo online para aprimorar registro de procedimentos no Sistema MV

No mês de março, o Departamento de Auditoria e Informações em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) dará continuidade às aulas sobre faturamento hospitalar para os alunos dos Cursos de Especialização na Área da Saúde e de Residência Médica e Multiprofissional, desta vez com o lançamento do Módulo Cirúrgico.

A realização das aulas conta com o apoio do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e das alunas da Graduação em Biomedicina do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) Isabela Cristina de Arruda e Renata Auxiliadora Correa da Silva, estagiárias no Departamento de Auditoria. Este novo módulo será ministrado por Dr. Celso Luiz Modolo, médico auditor do Núcleo de Auditoria de Contas SUS. “É muito importante que os alunos aprendam como funciona a relação de profissionais e instituições de saúde com convênios e como trabalhar de forma correta”, completa.

Viabilizado em formato EAD durante a disciplina de Práticas Hospitalares, via plataforma SeTE, o projeto foi iniciado em 2021 com o lançamento do Módulo Básico, descrevendo, dentre outros temas, a estrutura e as formas de navegação no Sistema de Gerenciamento da Tabela SUS – SIGTAP, os princípios do SUS e as obrigações éticas do médico quanto ao registro no prontuário do paciente.

Segundo a Gerente de Faturamento, Produção e Informações em Saúde, Elaine Joaquim, o Módulo Cirúrgico abordará o sistema de faturamento hospitalar de casos cirúrgicos, explicando as regras do Convênio SUS, a lógica de cobrança dos outros convênios e o registro correto da assistência prestada ao paciente. “Uma vez que o aluno conhece a importância do registro integral da assistência, da lógica do SUS e dos outros convênios sobre as formas de cobrança, isso beneficia diretamente o Hospital, pois promove a assistência eficaz, incluindo a saúde financeira de nossa instituição”.

A Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão, aponta que o projeto tem caráter educativo e de médio prazo, já que, em 2022, o tema alcançará a sua segunda turma. “É uma nova cultura à qual eles estão sendo apresentados e será consolidada quando todos os profissionais, do ano inicial ao final, já tiverem contato com o assunto. Nosso Departamento, principalmente a Gerência de Faturamento e Informações em Saúde, tem clara a responsabilidade em participar da formação desses profissionais, apresentando a realidade que eles encontrarão ao final do período de especialização e aprimoramento em nosso Hospital”.

Para os próximos passos do projeto, está previsto um módulo avançado para aprofundar o tema do financiamento hospitalar e os compromissos assumidos pelo HCFMB em seus convênios. “Vamos analisar os temas mais importantes e que tenham uma aplicação mais concreta para os alunos enquanto estiverem aqui no HC ou em sua vida profissional”, encerra Elaine.

O Chefe de Gabinete do Hospital, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, reitera que esta é uma oportunidade de treinamento para os médicos aprenderem e praticarem a forma adequada de preenchimento de documentos referentes ao faturamento dos serviços prestados. “Este aprendizado possibilita agora, para nossa Instituição, a capacidade financeira em continuar a prestar atendimento de qualidade e aos médicos, no futuro, o correto recebimento de seus honorários pelos serviços prestados. Parabenizo a todos pela iniciativa”, encerra.