HCFMB promove I Simpósio de Radioproteção e Qualidade de Imagem

Evento científico é o primeiro presencial desde o início da pandemia de Covid-19

O Núcleo de Física Médica e Radioproteção e o Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram na tarde da última quarta-feira, 23, o I Simpósio de Radioproteção e Qualidade de Imagem.

Voltado para médicos, profissionais da área da Saúde e alunos de Graduação e Pós-Graduação, o evento foi realizado no Salão Nobre da FMB, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19, sendo o primeiro evento científico presencial desde o início da pandemia.

A mesa das autoridades foi composta pelo Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; pelo Chefe de Gabinete, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; pela Chefe do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), Prof.ª Assoc. Luciana Patrícia Fernandes Abbade, representando a Diretora da FMB, Prof.ª Assoc. Maria Cristina Pereira Lima; e pela Diretora do Núcleo de Física Médica e Radioproteção, Professora Associada Diana Rodrigues de Pina.

Em sua fala, Prof.ª Diana descreveu a estrutura do Núcleo, ressaltando o trabalho desempenhado nas áreas assistenciais, de ensino e de pesquisa, junto à FMB. “Este Núcleo foi um sonho de 15 anos e a gestão atual do HC foi muito visionária em saber e avaliar a importância do Núcleo de Física Médica para o Hospital. Agradeço imensamente, em nome de toda a equipe, esta visibilidade e a viabilidade para a formação de nossa estrutura atual”.

O Superintendente destacou a evolução do Núcleo ao longo dos anos. “Este evento coroa o trabalho brilhante do Núcleo de Física Médica e Radioproteção, que cresce com muito apoio, solidez e retaguarda, trazendo parcerias em prol do aprendizado de todos e para aperfeiçoar a assistência hospitalar”.

Para abrir as atividades do evento, o Supervisor de Proteção Radiológica do HCFMB, Dr. Allan Felipe Fattori Alves abordou questões relacionadas à proteção radiológica e, na sequência, o Supervisor de Qualidade de Imagem, Dr. Matheus Alvarez, ministrou uma palestra sobre “Qualidade de Imagens”.

Finalizando a programação, o professor francês Antonie Vaccavant, do Instituto Pascal – Universidade Clermont Auvernre, apresentou tópicos referentes ao reconhecimento de padrões vasculares e tumorais em imagens biomédicas. A visita do convidado internacional foi totalmente subsidiada pela instituição francesa e a sua apresentação teve a tradução simultânea realizada por Luis Henrique Vallesquino Murayama, aluno do 4º ano de Medicina da FMB.