HCFMB participa de Seminário Estadual de Ouvidoria Pública do Estado de São Paulo

No dia 14 de março, foi realizado o Seminário Estadual de Ouvidoria Pública do Estado de São Paulo. O evento teve por objetivo comemorar o Dia Nacional do Ouvidor, celebrado em 16 de março, demonstrar a importância do Ouvidor para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, defesa da democracia e qualificação dos serviços públicos.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participou da iniciativa. A Coordenadora da Ouvidoria do HCFMB, Sheila Luana Sales Abrantes Tancler, ressaltou a importância de ter participado do Seminário. “Foi importante para buscarmos qualificação e alinhamento com as novas normativas do Estado, que busca o trabalho em rede e a uniformidade de processos e fluxos”, disse.

Para Sheila, as Ouvidorias têm exercido relevante papel na atual gestão do Estado de São Paulo e o evento propiciou “oportunidade ímpar de receber orientações do Controlador Geral Executivo, Roberto Viegas, Ouvidor Geral do Estado, Valmir Gomes Dias, e da Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO – Nacional), Adriana Eugênia Alvim.”

Durante o Seminário, temas como: a proteção ao denunciante e seu papel na ampliação da confiança e nos resultados de detecção de irregularidades, o acolhimento e resolução das Ouvidorias, novas atribuições das ouvidorias públicas estaduais como único canal de denúncia no âmbito Estadual, monitoramento da Lei de Acesso à Informação e da Carta de Serviços e colaboração e articulação para promoção dos direitos dos usuários foram abordados pelos palestrantes.

O evento ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Fazenda e foi organizado pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e a Controladoria Geral do Município de São Paulo.

Sheila Luana Sales Abrantes Tancler (direita) com demais participantes do Seminário