Março Amarelo – saiba por que o diagnóstico da Endometriose é desafiador

O Março Amarelo tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da endometriose, os impactos na qualidade de vida das pacientes e formas de prevenção e tratamento.

A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória crônica que atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva (mais comum entre 25 e 35 anos), ou seja, uma em cada dez mulheres ao redor do mundo tem o diagnóstico da doença.

Caracterizada pela presença de tecido endometrial (da camada interna do útero) fora da cavidade uterina, a endometriose tem diagnóstico que leva anos para ser definido.

Dr. Daniel Dias

De acordo com o médico ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. Daniel Dias, os sintomas não são específicos da doença. “Além disso, os achados dos exames físicos e de imagem podem não ser próprios da doença”, diz.

Dor pélvica crônica e infertilidade são as principais consequências decorrentes da endometriose, “condições que impactam muito a qualidade de vida das mulheres”, pontua Dr. Daniel.

Prevenção, sinais e tratamento

Dentre as formas de prevenção da endometriose estão a prática regular de exercícios físicos, a alimentação saudável, o controle do estresse e a realização de exames ginecológicos de rotina.

Cólica menstrual incapacitante, dor durante as relações sexuais, alterações urinárias e intestinais são alguns dos sinais da doença, por isso a medicação para dor é sempre indicada durante o tratamento.

Dr. Daniel Dias explica que o tratamento da doença se dá de duas formas: clínico e cirúrgico. “O tratamento clínico é a primeira linha e basicamente fazemos com as pílulas contraceptivas. O intuito é reduzir a estimulação sobre os focos da endometriose, aliviando os sintomas e inibindo a progressão da doença no médio e longo prazo”, lembra.

Ainda de acordo com o especialista “aproximadamente entre 70% e 80% das mulheres tem uma boa resposta ao tratamento clínico”.

Nos casos cirúrgicos, dependendo da extensão da doença, é necessária “uma equipe especializada”, pois há a possibilidade de a doença atingir outros órgãos, explica Dr. Daniel.

Encaminhamentos ao HCFMB

Por se tratar de um Hospital de nível terciário, vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o HCFMB recebe pacientes de aproximadamente 70 municípios, pertencentes ao Pólo Cuesta e Vale do Jurumirim.

Os pacientes de Botucatu e de cidades da região atendidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-VI) chegam até o HCFMB via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).