Disfagia foi tema de eventos científicos no HCFMB

Na última quarta-feira, 20, foi lembrado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia e, para marcar esta data, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu diversas atividades para aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais da Saúde sobre o assunto.

As ações foram organizadas pelo Serviço de Fonoaudiologia e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.

No período da tarde, o Refeitório do HCFMB e o Miniauditório Prof. Dr. Paulo Eduardo de Abreu Machado receberam uma atividade interna sobre a implementação da Iniciativa Internacional de Padronização de Dietas para Disfagia (IDDSI) no ambiente hospitalar, voltada para fonoaudiólogos, nutricionistas e profissionais da Cozinha do Hospital, com a participação da fonoaudióloga Mônica Ferreira.

Idealizada em 2013, esta terminologia tem o objetivo de descrever as consistências adaptadas de líquidos e alimentos espessados, utilizados para indivíduos com disfagia de todas as idades.

Já no período noturno, foram realizadas palestras no Miniauditório voltadas para profissionais da Saúde, sobre os principais desafios e estratégias na padronização de consistências alimentares.

A primeira palestra foi ministrada pela fonoaudióloga e nutricionista Alessandra Rischiteli Bragança Silva, com o tema “Desafios da alimentação adaptada do disfágico; atuação transprofissional”. Na sequência, a “Disfagia e a ‘Morte do Comer’ ” foi o assunto abordado pela psicóloga Aline Zeller Pereira de Souza. Após as palestras, houve um momento de discussão e perguntas com o público presente.

Sobre a disfagia

A disfagia consiste na dificuldade de levar o bolo alimentar da boca até o estômago, causando a sensação de que algo está preso na garganta. Esta condição pode ocorrer por diversos fatores como, por exemplo, tumores, Acidente Vascular Cerebral (AVC), uso de medicamentos, nódulos na tireoide e doenças degenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.

Priscila Watson Ribeiro, coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB, destacou a importância da visão multidisciplinar para o tratamento da disfagia. “Há vários anos, realizamos atividades específicas para lembrar este dia importante para a nossa área. Temos uma demanda muito grande de pacientes com disfagia no HCFMB e é muito importante que a equipe seja treinada constantemente para atender bem a estas pessoas”, finalizou.