Quando eu tinha 14 anos de idade e morava em Bebedouro, descobri que era fascinado por ler jornais impressos. Naquela época, sem sonhar sobre o que seria a internet muitos anos depois, descia as ruas da cidade com o dinheiro contado no bolso buscando a única banca aberta nas manhãs de domingo. Apertava então a “Folha de São Paulo” em meus braços como se apertasse o filho que ainda não tinha e subia de volta para casa onde iria começar a leitura que ocuparia toda minha semana, até que o outro domingo chegasse.
Passados tantos anos entre esse velho jornal cujas primeiras páginas escolhidas por mim estão guardadas, repousando em uma pasta na minha sala de trabalho, tenho agora a oportunidade de viabilizar e colaborar para o lançamento do “Jornal do HCFMB”, iniciativa inédita em hospitais públicos de nosso porte e fruto de muito trabalho de nossa equipe de comunicação.
Este jornal terá como pano de fundo o nosso HC, o rico território que retrata nossas relações pessoais e profissionais como de fato elas são. Este jornal pretende ser uma foto diária de nossa luta contra o tempo e pela vida, retratando o perfil de pessoas desconhecidas mas essenciais para que tenhamos a produção assistencial assustadora que temos. Pretendemos que esse jornal faça correr a notícia verdadeira mais rápido do que os boatos , o que hoje parece impossível. Precisamos tratar a noticia de modo imparcial, didático e analítico.
Parabéns a nossa jovem equipe da Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing que assume um trabalho cansativo, porém fascinante. Sei que o estímulo que os mantém ativos são os nossos também. Admiração e respeito pela história que encontramos nos espaços deste velho hospital que será novo em cada página desse novo jornal.
Observação: faço deste texto uma homenagem aos jornalistas de profissão que dedicam seu trabalho a este HC.
André Balbi é médico nefrologista, professor associado da Faculdade de Medicina de Botucatu e atual Superintendente do HCFMB.
Comentários