Comunicar para avançar

Carlos Pessoa

Na última sexta-feira, durante uma atividade de integração entre as comissões de Humanização e de Captação de Recursos Externos do HCFMB, recebi uma mensagem do nosso superintendente, Dr. André Balbi, solicitando a elaboração de um texto para o número inaugural do novo jornal online a ser lançado pela Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing. A “encomenda” veio acompanhada de sugestão de tema: a visão de um jornalista sobre o que vê e vive no dia a dia do HC.

Tenho a honra de pertencer à primeira turma do curso de Jornalismo da Unesp de Bauru. Em 2022 completarei 30 anos de carreira. Nessas três décadas, a informação sempre foi matéria-prima para o meu trabalho. Mas, no Hospital das Clínicas – desde dezembro de 2019 -, estou ligado à Gerência de Relações Institucionais e não atuo diretamente na área de comunicação. Encaro isso como uma janela de oportunidade que me permite, todos os dias, vivenciar algo novo.

 O universo do hospital é muito diferente de tudo que vivi profissionalmente nas redações de jornais, estúdios de rádio ou nos gabinetes por onde passei. Aqui, o que se vê todos os dias, é o renovar da batalha entre vida e morte. Onde a margem para erros é minúscula. Onde os limites físicos e emocionais são testados ao extremo. Mas, em nenhum outro lugar, conquistas e vitórias parecem ter tanto significado e impactar de forma tão intensa a vida das pessoas.

Nos consultórios, enfermarias, corredores, departamentos; em cada canto do HC, nos deparamos com grandes personagens e histórias inspiradoras que merecem ser contadas. E o jornalista nada mais é do que um contador de histórias. Por isso, a notícia da criação de um novo jornal deve ser comemorada.

Trata-se de uma moderna ferramenta capaz de retratar o cotidiano do maior complexo hospitalar da região. E, ainda, estimular a reflexão sobre temas relevantes, reforçar a importância do SUS, valorizar iniciativas que fazem diferença na vida das pessoas e trazer à luz profissionais que se dedicam à tarefa de promover saúde de qualidade.

Nesses tempos sombrios, em que jornalistas no exercício da profissão são desrespeitados, ameaçados e humilhados, é um bálsamo saber que um hospital público entende que a comunicação é um ativo poderoso para melhoria do ambiente de trabalho e do atendimento à população. E, que o bom jornalismo, é uma atividade essencial para a transformação da nossa realidade.

Carlos Pessoa é jornalista e atua no HCFMB como responsável pelo Núcleo de Relações Internas e Externas da Gerência de Relações Institucionais da instituição.