NATS do HCFMB tem projeto aprovado no Edital Conexão Harpia – Roche Farma Brasil

Troféu do projeto “MAPEANDO PROCESSOS DE SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS QUALITATIVAS” – Conexão Harpia – Roche Farma Brasil. Arquivo do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do HCFMB

O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) teve projeto selecionado na 2ª edição do Edital Conexão Harpia, iniciativa da Roche Farma Brasil, que busca fomentar o desenvolvimento da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil.

O projeto denominado “Mapeando processos de síntese de evidências qualitativas” tem a finalidade de mapear trabalhos científicos nacionais e internacionais que abordam dados sobre o processo de condução de sínteses de evidências qualitativas (SEQs) e assim realizar uma discussão sobre o uso dessas evidências no processo de ATS.

De acordo com a pesquisadora do NATS, Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso, os projetos de condução de sínteses de evidências quantitativas para ATS são mais comuns e apontam números e dados concretos sobre esta linha de pesquisa.

E a proposta do trabalho do HCFMB é encontrar e apresentar uma perspectiva subjetiva, com relatos e percepções de pacientes acerca de determinado medicamento, por exemplo, e assim realizar uma discussão sobre o uso dessas evidências no processo de ATS. O prazo para conclusão do relatório é de um ano.

Para Marilia, esse é o primeiro passo para a concretização de um sonho, que é o de “apresentar uma diretriz metodológica nacional de síntese de evidência qualitativa, algo que ainda não existe”.

A equipe responsável pelo projeto contemplado no Edital Conexão Harpia é formada pelas integrantes do NATS, Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso, Juliana Machado Rugolo e Silke Anna Theresa Weber, e o aluno do curso de medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) Rafael Thomaz Marques.  O trabalho recebe o apoio do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP).

Cinco projetos foram selecionados na 2ª edição do edital Conexão Harpia da Roche:

UNB (Universidade de Brasília)
Base Nacional de Dados de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde no Brasil

HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Revisão Sistemática de Diretrizes Metodológicas Internacionais para elaboração de ATS in vitro

HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
Mapeando processos de síntese de evidências qualitativas

IATS (Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde)
Desenvolvimento de ferramentas para a condução e avaliação críticas de análises econômicas

FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz)
Custos diretos e indiretos do tratamento da leishmaniose tegumentar: a perspectiva do paciente