V Jornada de Psicologia Hospitalar foi realizada no HCFMB

Como a Psicologia atua em situações de difícil manejo? Este foi o tema, nos dias 6 e 7 de outubro, da V Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), organizada pelo Departamento de Assistência à Saúde, Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional em Saúde Mental; Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pelo Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB.

O evento foi realizado de forma online, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, e a equipe de Psicologia do HCFMB acompanhou as atividades a partir de estruturas montadas no Salão Nobre da FMB e no Anfiteatro da Patologia.

Compondo a mesa online de abertura, no dia 6, estiveram presentes a Diretora de Assistência à Saúde do HCFMB, Dr.ª Silke Anna Theresa Weber; a Vice-Diretora da FMB, Prof.ª Titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori; a Gerente Multiprofissional do HCFMB, Dr.ª Cristiane Lara Mendes Chiloff e a Chefe do Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Vanessa Cristina Paduan Lozano.

Representando o Superintendente do HCFMB Dr. André Balbi, Dr.ª Silke iniciou os pronunciamentos parabenizando a organização da Jornada. “Agradeço o convite para poder prestigiar um evento importante e integrador, que aborda temas de grande impacto para a Assistência e para a sociedade em geral”.

Prof.ª Jacqueline reforçou que, dentre outros aspectos, os eventos possuem o objetivo de incentivar a educação continuada dos profissionais. “Estou honrada em representar a Faculdade de Medicina nesta abertura, pois entendo que é uma oportunidade de valorizar o psicólogo e a sua importância na equipe multiprofissional, criando espaços de diálogo e promovendo um olhar humanitário sob as situações profissionais cotidianas”.

A importância da Psicologia para uma assistência de qualidade no Hospital, principalmente em meio à pandemia da Covid-19, e os 20 anos do Serviço no HCFMB foram ressaltadas por Chiloff em sua fala. “Os temas da Jornada refletem as nossas necessidades, dúvidas e vivências durante este período. Por isso, deixo público o meu agradecimento pelo empenho e firmeza de cada membro desta equipe. A Jornada coroa os 20 anos do Serviço no Hospital, que se estrutura dia após dia e faz toda a diferença no ambiente hospitalar”.

Vanessa, por sua vez, destacou que a Jornada contribui para a formação de alunos de Psicologia e de outros cursos que existem na região. “Ao longo deste ano, tivemos diversos Simpósios que enriqueceram o nosso conhecimento em várias áreas e a Jornada integra todo este aprendizado. O tema central do evento reflete o desejo de nosso grupo em poder se aperfeiçoar cada vez mais, oferecendo contribuições para todos os profissionais que nos procuram e reforçando o olhar multidisciplinar do Serviço”.

Durante os dois dias de evento, os participantes puderam participar de conferências e mesas-redondas sobre diversos temas, como: Psicologia em Urgência e Emergência; Políticas de Saúde Mental Pós-Pandemia; Aspectos Relacionados ao Adoecimento por HIV; Psicologia em UTI; Cuidados Paliativos Pediátricos; Envelhecimento, Finitude e Lutas. Além disso, houve apresentação e premiação de trabalhos científicos, encerrando as atividades.