Nova calçada para pedestres é aberta para circulação do público

Obras trazem mais segurança para os pedestres, especialmente aos pacientes do HCFMB

Desde as últimas semanas, os usuários do Campus da Unesp em Rubião Júnior já estão se beneficiando com a conclusão das obras da calçada para a circulação de pedestres, localizada próxima ao Ambulatório de Especialidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

O acesso à rua Prof. Dr. Nilton Luiz de Souza (sentido Hospital das Clínicas / Boulevard) já está totalmente liberado para a circulação de veículos, bem como a saída do estacionamento dos Ambulatórios e a pista esquerda da Rua Prof. Walter Maurício Corrêa, no Jardim Dona Marta. As obras trazem mais segurança para os pedestres, especialmente aos pacientes do HCFMB que passam pelo Ambulatório e precisam, eventualmente, se deslocar para outras instalações do Hospital.

Segundo o presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC) da Unesp de Botucatu, Prof. Luiz Fernando Rolim de Almeida, faltam alguns detalhes para a conclusão completa das obras. “A ideia é que este acabamento de pequeno porte, que abrange pintura e limpeza geral da construção, seja realizado simultaneamente com esta liberação, não comprometendo a passagem tanto de pedestres quanto de veículos”.

Além da construção da calçada, houve ajustes no talude, ou seja, no terreno inclinado que serve de base para sustentação do solo e para melhor captação e condução da água da chuva. Outros procedimentos realizados durante o período de obras foram o alargamento da pista, para otimizar o fluxo de veículos, e o recapeamento próximo à curva da rotatória, para conter o desgaste do asfalto.

Rolim destaca a importância da obra para o Campus. “Agora o acesso entre o Ambulatório e a Farmácia de Alto Custo tem um calçamento, um guarda-corpo que traz mais tranquilidade aos pacientes, acompanhantes e servidores, dentro das condições permitidas pela topografia da região. Esperamos que todos fiquem satisfeitos com a finalização da obra”.

O Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, parabeniza a todos pela finalização do projeto. “A união das instituições envolvidas e a confiança no projeto realizado pelo Hospital foram passos fundamentais para que a obra esteja concluída hoje. Esta é uma grande conquista que traz muitos benefícios para a segurança do Campus e facilita o acesso do paciente ao seu local de atendimento. Agradeço a todos pela dedicação neste tempo”.

Com o investimento de quase R$ 600 mil, a ação foi realizada de forma conjunta e envolveu recursos das quatro unidades universitárias (Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Biociências), em parceria com o Hospital e com a Reitoria da Unesp. “Após a conclusão destas obras, o Campus já está trabalhando em um projeto de asfaltamento integral do anel viário, que será executado em breve”, adianta Rolim.