Sexto módulo do Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos aborda fadiga, anorexia, sudorese e prurido

Em continuidade ao Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, o sexto módulo da capacitação abordou o tema: “Manejo da Fadiga, Anorexia, Sudorese e Prurido”. O encontro foi realizado no Anfiteatro da Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) na última quinta-feira, 11, e foi ministrado pela neurologista do HCFMB, Dra. Laura Cardia.

Em sua fala, Dra. Laura ressaltou a importância do tema, principalmente para os pacientes oncológicos. “A fadiga é um dos sintomas mais frequentes entre os pacientes que necessitam de cuidados paliativos. O paciente tem menos funcionalidade, aumenta o risco de depressão e acaba sentindo que não há mais motivos para viver. A fadiga gera um impacto grande na qualidade de vida desses pacientes”, destaca.

O próximo módulo do curso terá como tema “Manejo de Dispneia, Tosse e Broncorreia”, e será realizado no dia 8 de novembro. O curso é realizado pelo Setor de Cuidados Paliativos e pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do HCFMB.

Tadeu Nunes – 4toques Comunicação