Profissionais do HC participam de Curso de Atualização em Radioproteção

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), o Núcleo de Física Médica e Radioproteção (NFMRp) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveram uma atualização em Radioproteção, destinada aos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOE) que atuam em áreas de terapia e diagnósticos de imagem.

O curso foi ministrado pelo físico médico Thalis Leon de Ávila Saint Yves, representante de uma empresa prestadora de serviços de radioproteção. De acordo com Thalis, o objetivo da atualização, preconizada por legislações, é recordar conceitos e tirar dúvidas sobre procedimentos. “Os profissionais precisam desta atualização para relembrar aplicações de medidas que visam à proteção dos próprios colaboradores e dos pacientes, indo ao encontro da existência do Núcleo de Física Médica e Radioproteção aqui no Hospital”, afirma.

Allan Felipe Fattori Alves, físico médico do NFMRp, destaca a importância desta capacitação. “A realização deste curso vem para suprir esta demanda e para beneficiar servidores e pacientes”, destaca.

O coordenador do SESMT, Fábio Suraci Picchiotti, reforça os pontos abordados na atualização. “Estes treinamentos são importantes para que os IOEs se atualizem ao longo do tempo e trazem à tona questionamentos e pontos para discussão que surgem na rotina do trabalho”, afirma.

Thalis acrescentou que, no mês de dezembro, haverá outras duas turmas deste mesmo curso para quem não conseguiu participar da atualização, sendo também aberta a todos os servidores do HC.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB