Um incentivo a preservação de vidas

A prática de doar sangue requer uma atitude de entrega, uma vez que envolve disciplina, responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – atributos que nascem com a pessoa ou que podem ser trabalhados na infância ou despertado pelo exemplo alheio ou quando a necessidade surge em algum momento da nossa história.

O tempo parece ser o arranjo mais acessível para o ser humano justificar sua ausência em ações comuns e essenciais para o ser humano, associado a pandemia da COVID-19, para a prática de não doar sangue. Essa é uma realidade que vivenciamos no nosso HC e também em outros centros, e isso repercute na escassez do estoque de diferentes tipos sanguíneos. E como não há substituto para esse produto, dependemos da vinda de doadores para realizar as coletas de sangue e conseguirmos manter um estoque seguro para utilizarmos em momento oportuno.

A doação de sangue traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de ser uma segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. É importante que a sociedade entenda que aqueles que não podem doar, também podem dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.

Entre os desafios dos Hemocentros está a fidelização dos doadores, por isso as campanhas e o apoio dos meios de comunicação e da sociedade se tornam essenciais. Essa semana comemoramos a semana do doador de sangue, contamos com o apoio de todos para incentivar, conscientizar e divulgar a importância da doação de sangue.

Andrezza Castro, Coordenadora do Hemocentro do HCFMB