Voluntariado: muito amor envolvido

Augusto Albano

Voluntário, de acordo com o dicionário Oxford significa: que não é forçado, que só depende da vontade: espontâneo. E eu complementaria essa definição com algo mais: espontâneo e feito com amor. Onde há amor envolvido, naturalmente, há resultados. Vejo isso acontecer em cada ação que as pessoas fazem em prol no nosso HCFMB, dos nossos pacientes e funcionários. Temos um hospital que necessita a cada dia mais dessas ações e para nós, os voluntários são especiais.

A ação voluntária é a maior demonstração de solidariedade que podemos presenciar. Ao longo da minha experiência vi e vejo, constantemente, diversas demonstrações, como por exemplo, na campanha McDia Feliz, onde arrecadamos fundos, com a venda dos sanduíches BigMac. Vejo a dedicação dos nossos amigos do HC na venda dos tickets, para que possamos ter recursos suficientes para os projetos da Onco Pediátrica. Essa é uma dedicação natural, sem precedentes, por uma causa nobre.

E não paro por ai: recentemente, tivemos a participação do Sr. Juvenal, que com seu dom de tocar divinamente um violino, alegrou nossos corredores com lindas músicas, para que os pacientes internados pudessem comemorar o Dias dos Pais. O mais gratificante foi ouvir dos nossos pacientes o quanto eles ficaram emocionados com uma atitude solidária.

Eu poderia ficar horas descrevendo cada ação e, consequentemente, cada emoção relatada, e tentar agradecer a todos que desprendem um pouco de si para fazer a rotina de quem esta internado mais alegre, mas faltariam palavras para descrever nosso sentimento.

Humanizar através da participação da sociedade tem se mostrado eficaz e com grandes resultados. Como sempre falo, humanizar é o primeiro passo para o tratamento e uma princialmente, uma boa recuperação.

Atualmente, presido a Comissão de Captação de Recursos Externos, onde seus membros atuam efetivamente para aproximar toda a sociedade do HCFMB, e fico cada dia mais orgulhoso em ver o quanto a população é carinhosa, efetiva sempre muito pronta para nos ajudar em nossos projetos, onde o beneficiado é sempre o paciente.

Juntos, tentamos ser ao máximo um Hospital que acolhe aquele que se doa com muito amor através do voluntariado seja ele de dentro ou fora do nosso complexo hospitalar. Diversas ações ocorrem fora dos nossos muros, como por exemplo o apoio do Grupo Tecendo a vida, onde diversos participantes de diversas idades, tecem, costuram e montam enxovais de bebês e doam ao Hospital, para que possamos presentear mães em situações de vulnerabilidade da nossa Maternidade.

A dedicação presente no trabalho voluntário e nas doações realizadas refletem a capacidade da sociedade em  querer simplesmente fazer bem ao próximo. Fazer o bem para aqueles que precisam. E o HCFMB precisa de você, precisa da sua capacidade em se doar, para que possamos fazer dele um Hospital melhor e mais humano. Com muito amor envolvido.

Augusto Albano é Gerente de Relações Institucionais e Presidente da Comissão de Captação de Recursos Externos do HCFMB