A Veracidade na Comunicação Organizacional

Vinícius dos Santos

Vinícius dos Santos

Um dos princípios que norteia o Jornalismo é a busca pela veracidade dos fatos. E tal pilar tem se mostrado ainda mais relevante nos dias atuais no combate as notícias falsas (fake news). Seja no campo da saúde, economia, jurídico ou em qualquer outra área que seja objeto de cobertura da imprensa, é de extrema valia a observância da veracidade.

Quando o assunto é Comunicação Organizacional, seu alcance e efeitos em relação ao público interno e externo, a bandeira pela busca da veracidade deve ser empunhada por aqueles que coordenam o Setor de Comunicação. Afinal, desinformar pode ser muito mais fácil do que se imagina.

Mesmo numa Instituição que é considerada referência internacional em assistência e palco de ensino, com as melhores fontes de informação disponíveis, como o HCFMB, se não houver diligência, checagem, atenção na compilação de dados e busca pela veracidade, a informação é passível de distorção.

Curiosamente, em plena era da informação, com os mais diferentes tipos de recursos disponíveis e com a facilidade de se encontrar quaisquer informações em tempo real, as fake news ganham e continuarão ganhando espaço. Isso porque a busca pela veracidade dos fatos não é um princípio seguido por algumas pessoas que se aventuram na prática da propagação de notícias.

Compete a nós, neste momento, com conversa olho no olho, ligações, mensagens de WhatsApp, e e-mails combater as notícias distorcidas, elevar o nível do debate sobre o SUS e utilizar as melhores fontes de informação na área da ciência (especialistas do HCFMB) para abrirmos as cortinas e iniciarmos o show em benefício da informação universal, gratuita e de qualidade.

Vinícius dos Santos é jornalista, assessor de imprensa da Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB.