Cerimônia marca os 40 anos do Serviço de Reabilitação no HCFMB

Na manhã desta terça-feira, 7, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) celebrou os 40 anos de seu Serviço de Reabilitação em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo resgate histórico do setor. Realizado no hall de entrada do Serviço, o evento obedeceu a todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Autoridades e colaboradores do Serviço de Reabilitação do HCFMB

Com 30 anos de Hospital celebrados neste mês, a coordenadora do Serviço de Reabilitação do HCFMB, Letícia Cláudia de Oliveira Antunes, relembrou os profissionais que iniciaram as atividades do setor e agradeceu a todos que fizeram e fazem parte desta história. “Cada vez que a gente restaura um paciente, vale muito a pena. É muito gratificante trabalhar com pessoas que se desdobram e não medem esforços para propiciar um atendimento de qualidade aos nossos pacientes. Temos muitos sonhos ainda para concretizar e precisamos crescer sempre”.

A Gerente Multiprofissional, Cristiane Lara Mendes Chiloff, valorizou o trabalho do Serviço durante o período da pandemia da Covid-19. “Neste momento, o trabalho de cada um foi fundamental para a assistência aos pacientes, o que consolidou ainda mais a história do Serviço. Vejo a maturidade de cada profissional e sou grata pelo comprometimento com a instituição”.

Já a Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dr.ª Erika Ortolan, teve, como base, o conceito da palavra “reabilitar” para expressar a importância do Serviço também nos âmbitos do ensino e da pesquisa. “A definição do dicionário representa o que penso deste setor: vocês não reabilitam somente membros ou movimentos, mas sim pessoas. Vocês devolvem às pessoas a possibilidade de voltarem a sonhar e são um exemplo do que fazer com o que se tem. A pandemia voltou o olhar para o trabalho da Reabilitação e mostrou que estes profissionais são indispensáveis”.

Dr. André Balbi, Superintendente do HCFMB, agradeceu a todos pelo empenho e citou a solidificação do Serviço nestes 40 anos. “Nós vemos o crescimento constante da Reabilitação ao longo do tempo, principalmente na pandemia, mas é necessário crescer ainda mais. Este setor é fundamental em relação ao atendimento médico integral do paciente e parabenizo a todos pela parceria e pelo trabalho desempenhado”.

Também estiveram presentes no evento a Diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | UNESP), Maria Cristina Pereira Lima; o Assessor de Gabinete da Reitoria da Unesp, Valdir Paixão, além dos colaboradores do Serviço de Reabilitação.

A história de 40 anos do Serviço de Reabilitação do HCFMB foi relembrada por um panorama histórico e pela homenagem aos serviços prestados ao longo dos anos pela auxiliar de Enfermagem Maria de Lourdes Basso e pela Chefe do Serviço de Reabilitação, Letícia Cláudia de Oliveira Antunes.

No encerramento da cerimônia, o fisioterapeuta Thiago Moro Neves fez uso da palavra em nome de toda a equipe e foi descerrada uma placa em homenagem aos 40 anos do Serviço.