Cursos, palestras e apresentações de trabalhos marcaram V Simpósio de Reabilitação do HCFMB

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Salão Nobre da FMB recebeu alunos e profissionais da Saúde para o V Simpósio de Reabilitação e II Encontro de Ex-Aprimorandos, Residentes e Especializandos, organizado pelo Núcleo de Reabilitação e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

O evento contou com apresentações de trabalhos científicos, palestras e quatro cursos pré-evento oferecidos na manhã de sexta-feira, 18. Além do próprio Salão Nobre, o Anfiteatro da Patologia da FMB e o Laboratório do Sono do HCFMB foram os outros locais de realização dos cursos.

Já no período da noite, compondo a mesa de abertura, estiveram presentes a Diretora de Assistência à Saúde do HCFMB, Dr.ª Silke Weber, representando o Superintendente Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, além da fisioterapeuta e supervisora do Núcleo de Reabilitação do HCFMB, Dr.ª Letícia Claudia de Oliveira Antunes.

Em sua fala, Dr.ª Letícia relembrou a trajetória do Núcleo de Reabilitação no Hospital e enfatizou a integração entre alunos, professores e colegas de profissão. “Ao longo do tempo, houve um crescimento considerável na nossa área de atuação, mas ainda temos diversos desafios para superar. Agradeço a todas as pessoas que colaboraram para a realização deste evento e estamos nos preparando para a Jornada de Fisioterapia em 2024”.

Já Dr.ª Silke ressaltou a importância da atualização constante de conhecimentos em prol do paciente. “Fico feliz por vocês darem sequência a este evento tão importante, trazendo temas inovadores e propiciando espaços para discutir abordagens em áreas que vão além da reabilitação tradicional e que tornam o campo de trabalho dos profissionais cada vez mais vasto”.

Iniciando as atividades do Simpósio, a fisioterapeuta Letícia Domingues Campos abordou o tema “Fisioterapia Respiratória em Neonatologia”, sendo a única palestra da noite.

Durante o sábado, 19, foram realizadas diversas palestras. “Heminegligência espacial unilateral no paciente após Acidente Vascular Cerebral” foi o tema discutido pela fisioterapeuta Tais Regina da Silva; Renato Ferreti abordou as terapias multidrogas no controle da mionecrose; o fisioterapeuta Robson Ap. Prudente destacou a “Prova de Função Pulmonar, conceitos e aplicações funcionais” e o tema “Lesões Musculoesqueléticas e abordagem da fisioterapia em corredores” foi ministrado por Thomas Pesavento.

Após o intervalo do almoço, o fisioterapeuta Lucas Devide apresentou a “Atuação da Fisioterapia no tratamento conservador da coluna” e, encerrando as atividades do Simpósio, os fisioterapeutas Rebeca Mayara Padilha Rego e Marcos Carraro Banov palestraram, respectivamente, sobre “Eletroestimulação nas disfunções intestinais na população pediátrica” e “Desmame da ventilação mecânica no adulto”.

Além disso, houve o sorteio de brindes e a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos científicos, nas categorias Acadêmica e Profissional:

Categoria Acadêmica

1° lugar: Ana Júlia Rodrigues de Souza
Tema: Terapia do Espelho associada à Fisioterapia em pacientes após Acidente Vascular Encefálico: revisão de literatura

2° lugar: Maria Eduarda Teodoro Ramos
Tema: Prevalência da pneumonia em pacientes com Acidente Vascular Cerebral internados

3° lugar: Naiara dos Santos de Azevedo
Tema: A Ofurôterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Categoria Profissional

1° lugar: José Luis Vieira Juniot
Tema: Correlação da medida do centro de oscilação na plataforma de força e baropodômetro

2° lugar: Ana Flávia Paixão