III Encontro Multiprofissional em Estomias discute inclusão, assistência e inovação

Na última terça-feira, 15, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu o III Encontro Multiprofissional em Estomias, reunindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico.

Durante a manhã, os inscritos participaram de diversas palestras no Salão Nobre da FMB e, no período da tarde, houve a realização de estudos e casos clínicos práticos nas salas da Central de Aulas da FMB. A organização das atividades ficou a cargo do Núcleo de Ambulatórios da Gerência de Enfermagem e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.

A mesa de abertura foi composta pela Diretora de Assistência à Saúde do HCFMB, Dr.ª Silke Weber, pela Diretora do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS VI), Enf.ª Fabíola Leão Soares Yamamoto; pela Gerente de Enfermagem do HCFMB, Darlene Bravim Cerqueira e pelo enfermeiro Adilson Lopes Cardoso, responsável pelo Ambulatório de Estomizados do Hospital.

A Diretora da DRS VI reforçou a importância da capacitação para a assistência aos pacientes e familiares. “Recebemos alguns relatos de pacientes que não se aceitam como estomizados e precisamos ajudá-los a romper estas barreiras sociais. O autocuidado e a orientação correta fazem toda a diferença. Por isso, é um prazer imenso, a cada ano, retomarmos esta discussão”.

Representando o Superintendente do HCFMB, Dr.ª Silke parabenizou a iniciativa do encontro, a partir do relato de uma experiência pessoal. “Meu pai viveu com colostomia por mais de 5 anos e sei o quanto é desafiadora a reinserção do paciente estomizado às atividades cotidianas. Por isso, um evento como esse aqui no Hospital é muito importante para formar profissionais que multiplicarão o conhecimento e a sensibilidade sobre esta temática”.

O que é estomia?

É a abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório ou urinário. Esta abertura propicia uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula (conexão), por onde se pode conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

Programação do evento

Após os pronunciamentos iniciais, a Diretora do DRS VI abriu as palestras com o tema “Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Estomizadas / Referências e Contra Referência e Cadastro”.

Outros temas abordados durante a manhã foram: “Inovação Tecnológica: Padronização do Equipamento – Dispositivos e Insumos para Estoma”, pela Prof.ª Dr.ª Magali Vicente Proença; “Ambulatório de Estomizados e o Núcleo de Assistência ao Estomizado” e “Inclusão do Paciente Adulto Ostomizado na Família e na Sociedade”, pelos enfermeiros Andréia Cristina Yauch e Adilson Lopes Cardoso; “Assistência de Enfermagem no Pré-Operatório em Pacientes Estomizados”, pela enfermeira Tânia Roberta Limeira Felipe, e “Assistência de Enfermagem no Pós-Operatório em Pacientes Estomizados”, pela enfermeira Monica Costa Ricarte.

Além da apresentação de estudos e casos clínicos práticos, a palestra “Inclusão do Paciente Infantil Ostomizado na Família e na Sociedade”, ministrada pela psicóloga Inara Garcia Garbulho de Oliveira, também compôs a programação da tarde. “A cada ano que o evento acontece, percebemos que aumenta o número de profissionais que se interessa pelo tema e deseja trazer mais qualidade de vida aos pacientes. Agradecemos a todos que ajudaram na organização do evento e prestigiaram esta iniciativa”, finaliza Adilson.