Cuidados Paliativos é tema de curso ministrado no HCFMB

No primeiro semestre deste ano, o Setor de Cuidados Paliativos e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciaram o curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, com foco na equipe multidisciplinar e nos estudantes da área da saúde.

O Anfiteatro da Patologia recebeu os três módulos iniciais do curso, nos dias 24 de abril, 29 de maio e 19 de junho, com os temas: “Fundamentos dos Cuidados Paliativos”, “Hipodermóclise – Desafios na Prática Clínica” e “Fadiga por Compaixão – Cuidando de quem Cuida” ministrados, respectivamente, pela médica responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HCFMB, Dr.ª Thays Antunes Silva, pela médica Dr.ª Laura Cardia Gomes Lopes e pela psicóloga Clarissa Cabianca Ramos, que também atuam no serviço.

Este curso tem o objetivo de promover a abordagem dos Cuidados Paliativos e sensibilizar os profissionais sobre a importância do tema ao longo da trajetória de doenças crônicas, incluindo a fase de fim de vida.

Segundo Dr.ª Thays, as atividades de educação continuada em Cuidados Paliativos no HCFMB completaram um ano, com a intenção de propagar estes conhecimentos a todos os profissionais de saúde, independente da área de atuação. “Nosso objetivo não é formar especialistas em Cuidados Paliativos, mas sim contribuir para que quem troca esse conhecimento conosco se torne melhor naquilo que já faz em seu setor de trabalho, buscando sempre o melhor para o paciente e sua família”, destaca.

Ao longo do segundo semestre, haverá mais sete módulos do curso. No dia 24 de julho, a partir das 16h, será ministrado o tema “Abordagem da Espiritualidade em Cuidados Paliativos: por quê, quando e como”. As inscrições para os próximos temas podem ser feitas gratuitamente neste link, que também mostra a programação completa do curso.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB