Gêmeos siameses – por Dr. André Balbi

Hoje mais um ciclo da jovem Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) se encerra com a troca de seus diretores. Embora a Prof.ª Maria Cristina (Kika) tenha sido vice-diretora do Prof. Pasqual Barretti nos últimos 4 anos, sua posse como diretora, tendo a Prof.ª Jacqueline Caramori como sua vice, representa o ponto final de uma gestão democrática e participativa implantada pelo Prof. Barretti e reconhecida por todos que o acompanharam neste período. Caberá às novas gestoras, pela primeira vez na história da FMB, duas mulheres, a manutenção desta prática em uma nova etapa.

Líder natural e hábil articulador, muitas vezes o Prof. Barretti obteve conquistas por saber recuar em vez de avançar sem ter a certeza do sucesso, qualidade rara entre os gestores públicos. Conviveu durante seu mandato com crises recorrentes no país, no estado e na própria UNESP. Soube contorná-las sem traumas ou grandes prejuízos.

O HC de Botucatu e a FMB sempre tiveram uma relação profunda de dependência mutua. São como gêmeos siameses em uma condição única na qual a FMB nasceu antes, mas dentro do HC. A autarquização deste último, ocorrida há quase 10 anos, colocou-os sob risco de morte quando se tentou separá-los.

O Prof. Barretti iniciou a reconstrução da ligação destes gêmeos, mas de modo que o resultado se tornasse melhor do que sempre foi. Contando com instituições mais maduras, conhecedoras de seus limites, foi possível agregar a este grupo a participação da Famesp, formando um tripé coeso e integrado.

Com as novas diretoras, mais desafios irão se apresentar. Por isto, a FMB precisa inovar, ter criatividade, cobrar seus pares e arriscar para continuar sendo uma das melhores formadoras de médicos e enfermeiros do país. Não pode haver acomodação e nem o esquecimento de que vai sempre precisar do apoio do gêmeo mais novo para sobreviver.

Pelo seu lado, o HC não pode esquecer suas origens e a quem deve servir. Precisa continuar exercendo as múltiplas combinações da assistência-ensino-pesquisa que sabe fazer e assumir seu protagonismo nas situações que se fizerem necessárias. Só assim continuará crescendo com a FMB, nem mais e nem menos que ela.

O atual HC-cidadão, que tem a organização e a humanização como suas metas referenciais, agradece a participação decisiva da dupla Barretti-Kika em sua história recente e conta com a manutenção desta parceria no novo ciclo que se inicia sob o comando da dupla Kika-Jacque. Parabéns a todos.

Dr. André Balbi – Superintendente do HCFMB