HC e FMB realizam recepção unificada a Residentes e alunos de Cursos de Especialização

Foto: GCIM

O primeiro dia do mês de março foi marcado pelo início das atividades dos alunos da 4ª Turma dos Cursos de Especialização na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e dos novos Residentes Médicos, Residentes em Área Profissional da Saúde (modalidades Uni e Multiprofissional) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).

A mesa de abertura foi realizada no Salão Nobre da FMB, local em que estavam os novos residentes da Faculdade, enquanto os alunos da Especialização do HCFMB puderam acompanhar os pronunciamentos simultaneamente no Anfiteatro da Patologia.

Residentes Médicos e Residentes em Área Profissional da Saúde (modalidade Uni e Multiprofissional) reunidos no Salão Nobre / GCIM HCFMB

A Vice-Diretora da FMB, Prof.ª Titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori, deu as boas-vindas a todos, destacando o pertencimento à instituição e a valorização da diversidade como marcas desta nova etapa de vida de centenas de jovens. “Este é um momento muito importante para as nossas instituições e, por isso, prezamos muito por esta recepção porque este é um de nossos jeitos de cuidar, tanto de nossos egressos quanto de quem está chegando agora em Botucatu. Somos uma escola que assumiu as suas afirmativas há 10 anos, sendo inclusiva e diminuindo a desigualdade no ensino superior. Neste ano, a FMB completa 60 anos e vocês farão parte destas comemorações. Desejo muito sucesso a todos e que acreditem sempre em seu potencial”.

O Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, relembrou a história das primeiras turmas de Residência que passaram por Botucatu e destacou a importância do cuidado com o paciente e seus familiares. “Nos próximos anos, vocês vão vivenciar, na prática, o que é o SUS e a sua importância na sociedade, além de levar adiante a história que tantos pioneiros construíram com dedicação, empenho e carinho. Vocês possuem a missão de dar ainda mais qualidade aos Serviços e ajudar na evolução de processos importantes para a Assistência. Desfrutem desta fase muito interessante da vida, que vocês vão levar para sempre”.

A coordenadora do Conselho da Residência Médica (COREME) da FMB, Prof.ª Assoc. Cátia Regina Branco da Fonseca, lembrou que este é o terceiro ano em que residentes e especializandos são recepcionados de forma conjunta. “Nossa instituição é bastante acolhedora e prezamos pelo ensino e pela assistência adequada. Agradeço à equipe que organizou esta recepção e à vacina que nos propiciou esta recepção presencial depois de alguns anos de enfrentamento da Covid-19”.

“A residência é um treinamento de serviço e esperamos que esta fase possa trazer muito aprendizado para cada residente. Contamos com o empenho de todos”, pontuou o coordenador do Conselho da Residência Multiprofissional e Uniprofissional (COREMU) da FMB, Prof. Dr. Guilherme Corrêa Barbosa.

A Coordenadora Geral do Curso de Especialização na Área da Saúde do HCFMB, Dr.ª Cristiane Lara Mendes Chiloff, destacou a importância da presença dos alunos na instituição. “Vocês fazem a diferença e agradecemos a escolha de cada um por estar aqui, pois tenho certeza de que será um ciclo intenso de crescimento pessoal e profissional”.

Alunos dos Cursos de Especialização do HCFMB no Anfiteatro da Patologia / GCIM HCFMB

Também estiveram presentes no evento o Vice-Diretor da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Dr. Trajano Sardenberg, a supervisora do Centro de Saúde Escola, Dr.ª Eliana Goldfarb Cyrino, e o Diretor Executivo da OSS Pirangi, João Gonçalves de Sarro, além de Daniela Silva, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu.

Após os pronunciamentos, os novos residentes tiveram uma apresentação dos cursos e de algumas estruturas que compõem o HCFMB, como o Pronto-Socorro Referenciado, o Faturamento no âmbito do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a Gerência de Tecnologia da Informação (CIMED), o Núcleo de Segurança, dentre outros.

Já os alunos da Especialização assistiram a uma aula online oferecida pelo Centro Formador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo (CEFOR SUS/SP) “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) e do qual o HCFMB é uma das Unidades Didáticas desde março de 2020.

Além do COREME e do COREMU, o evento foi realizado pela Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (STAEPE) da FMB, pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB.