HCFMB lança atualização do aplicativo HC em Casa

Consulta a filas de espera nos Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico é uma das novidades

A partir desta semana, o aplicativo HC em Casa, idealizado pela Gerência de Tecnologia da Informação (CIMED) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), passa por uma atualização de suas funcionalidades com o intuito de facilitar, cada vez mais, a vida dos pacientes.

Para quem já instalou o aplicativo, a atualização para a nova versão será feita automaticamente. Além dos recursos já existentes, outras facilidades foram adicionadas ao HC em Casa, bem como melhorias internas de funcionamento para versões Android 11 e superiores.

Uma das novidades é o Painel Prontos-Socorros, uma aba que possibilitará à população consultar a fila de espera e de atendimento nos Prontos-Socorros Adulto (PSA) e Pediátrico (PSP), a partir da separação por cores delimitada pelo Protocolo de Manchester, que define a ordem de atendimento médico de acordo com a gravidade do paciente. “As informações são atualizadas em tempo real, possibilitando ao paciente escolher um horário, dependendo de sua urgência de atendimento, em que o número de pacientes em espera por atendimento esteja menor. Da mesma forma, ele pode optar por dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde caso seja possível”, destaca Marcelo Martins, Diretor do CIMED.

Além disso, o usuário dos serviços do PSA poderá avaliar, por um questionário de satisfação, o atendimento recebido por ele próprio ou por alguém de quem foi acompanhante. “Também na parte assistencial, pelo aplicativo, o paciente receberá uma mensagem toda vez que algum agendamento de consulta, exame ou coleta for realizado em seu nome e, no dia anterior à data agendada, ele também será notificado sobre a realização do procedimento, podendo consultar as mensagens pela opção ‘HCFMB te Informa’. Outra facilidade está no acesso ao aplicativo, que também poderá ser realizado por biometria digital ou reconhecimento facial”.

As funcionalidades já oferecidas desde as primeiras versões do aplicativo foram mantidas: consulta de laudos de exames patológicos e de imagem; histórico de atendimento no Complexo HC com todas as consultas, sessões e internações realizadas; resultados de exames laboratoriais; agenda de consultas; acesso à Ouvidoria e solicitação online de laudos e documentos.

Marcelo Martins, Diretor do CIMED do HCFMB

Marcelo destaca que as lojas devem disponibilizar a atualização dos conteúdos durante esta semana. “Atualmente, mais de 8 mil usuários estão cadastrados no aplicativo e, mensalmente, ocorrem em média 30 mil visualizações. Queremos que, cada vez mais, o HC em Casa alcance a todos os pacientes e acompanhantes, facilitando a jornada de cada um em nosso Hospital”.

A Diretora de Assistência do HCFMB, Dr.ª Érika Ortolan, destaca a praticidade do aplicativo para a prática assistencial. “O HC em Casa aproxima ainda mais os pacientes do Hospital e agora, com a nova versão, traz ainda mais transparência e comodidade a todos”.

Chefe de Gabinete no exercício da Superintendência do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho reforçou a importância do HC em Casa. “Este aplicativo, criado em 2018, teve melhorias significativas a cada nova versão, tornando-se uma ferramenta indispensável para os pacientes, equipes assistenciais e corpo administrativo. Parabéns à competente equipe do nosso CIMED”, finaliza.

O HC em Casa está disponível gratuitamente nas versões Mobile, Android e Tablet pelo Play Store e na plataforma App Store para os dispositivos Apple (IOS). Para o cadastro no aplicativo, é necessário solicitar uma senha e assinar o termo de uso em qualquer posto de recepção do Complexo HC. No primeiro acesso à nova versão do aplicativo, será exibido um termo de uso que deve ser aceito para continuar a sua utilização.

Importante: O HC em Casa é de uso exclusivo para pacientes do Complexo HC, sem funcionalidades administrativas, sendo o HC Escritório o aplicativo destinado aos servidores do Complexo HC, com recursos específicos para facilitar a jornada de trabalho dos colaboradores.