HCFMB promove eventos de Gastroenterologia e Endoscopia para profissionais da Saúde

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) receberá, nos dias 27 e 28 de outubro (sexta e sábado), dois eventos relacionados às especialidades de Gastroenterologia e Endoscopia, promovidos pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pela Seção Técnica de Endoscopia do Hospital, além de contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Dr. Cássio Vieira de Oliveira,
responsável médico pela Endoscopia
do HCFMB

No Anfiteatro da Patologia, haverá a I Jornada de Endoscopia e Gastroenterologia na sexta (das 18h às 21h15) e no sábado (das 8h às 17h30), voltada para médicos, residentes e alunos da Graduação. Já no segundo dia de atividades, também será realizado, das 8h30 às 12h30, no Anfiteatro do Hemocentro do HCFMB, o I Encontro de Enfermagem em Endoscopia Digestiva, voltado para Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, estudantes da área, Nutricionistas e Profissionais da Saúde. Na sexta-feira (27), as palestras serão ministradas simultaneamente para os públicos dos dois eventos no Anfiteatro da Patologia.

Durante os eventos, os inscritos participarão de discussões de casos clínicos, além de várias mesas-redondas, com temas como: H pylori, Mucosectomia / ESD, Doença Inflamatória Intestinal, Gastrostomia Endoscópica, Cólon, Vias Biliares, Endoscopia Bariátrica, Boas Práticas no Processo de Cuidado de Endoscópios e Acessórios, dentre outros. As inscrições para os dois eventos serão iniciadas a partir da próxima quinta-feira (14) e poderão ser feitas pelo site www.inscricoes.fmb.unesp.br/hcfmb (links “I Encontro de Enfermagem em Endoscopia” e “I Jornada de Endoscopia e Gastroenterologia do HCFMB”), endereço em que haverá mais informações sobre a programação e o investimento necessário para participação nos eventos.

Responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira afirma que a ideia da Jornada surgiu há algum tempo, em discussões com colegas de serviço: “Estes setores cresceram muito nos últimos anos e é importante divulgar a nossa área e agregar colegas de outros serviços, a fim de compartilhar ideias e discutir casos clínicos. Chega até a ser um dever nosso, como médicos formadores de opinião e estando num local de excelência médica, compartilhar conhecimentos com os profissionais e com a população em geral”.

Fernanda Cristina e Tatiane Santa
Rosa, enfermeiras da Endoscopia

Já Tatiane Santa Rosa Diniz, enfermeira responsável técnica da Endoscopia, destaca a importância de um encontro específico para os profissionais de Enfermagem e aberto para outras áreas da Saúde, que trabalham juntamente com os médicos em prol do paciente. “A expectativa é atingir todos os profissionais da área de Enfermagem, direcionados ou não à Endoscopia. A Equipe Multiprofissional também é convidada a participar. Pretendemos, a partir desta oportunidade, poder realizar outros encontros, para trocar experiências e aprimorar conhecimentos”.

Dr. Cássio também comenta sobre a simultaneidade da Jornada com o encontro destinado aos profissionais de Enfermagem. “Achei importante o encontro de Enfermagem em paralelo, pois existem poucos Congressos desta área em Endoscopia. Conversei com a nossa equipe e aproveitaremos a divulgação e o apoio para o evento médico para propiciar um momento para a Enfermagem”.

Em 2016, a Endoscopia do HCFMB foi aprovada como um dos Centros de Treinamento para a SOBED e, a partir deste dado, Dr. Cássio acredita no êxito dos dois eventos. “Essas primeiras edições do Encontro de Enfermagem e da Jornada serão como um pontapé inicial, e a intenção é repetir anualmente estes eventos para que eles cresçam a nível não só regional, como também estadual e, quem sabe, nacional”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

Confira uma prévia da programação dos dois eventos (clique na imagem para ampliar)!