HCFMB promove II Jornada de Psicologia Hospitalar

Pelo segundo ano consecutivo o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é palco para a maior Jornada de Psicologia Hospitalar da região Centro- Oeste do Estado de São Paulo.

Na próxima quinta e sexta – feira (27 e 28 respectivamente) o evento será realizado no Salão Nobre do HCFMB e este ano recebeu o nome de “Práticas Atuais”. A jornada tem como principal objetivo abrir as portas do hospital para periodicamente conversar, discutir e trocar experiência sobre as práticas realizadas em seu serviço.

As palestras são destinadas aos estudantes de psicologia, psicólogos já formados, profissionais de outras áreas da saúde fazendo uma interface com a pessoa que está doente, com o individuo que está enfrentando o processo de adoecimento.

“Tendo em vista que o HCFMB é o centro de referência para a região nesta área e estamos no centro de várias universidades que possuem o curso de psicologia, escolhemos dar continuidade na Jornada, trazendo sempre profissionais que se destacam, para que as discussões sejam favoráveis”, conta Cristiane Lara Mendes Chiloff, coordenadora do serviço de psicologia do HCFMB.

“Esta segunda, é, uma jornada muito ampla que trata de diversos temas referentes ao adoecimento, mas em cada temática a gente foi buscar aquele profissional que estuda, publica e que realmente atua na área. As qualidades teóricas e técnicas da jornada são muito boas. No interior do Estado de São Paulo a nossa é uma Jornada que tem se destacado, o ano passado foi a primeira e inclusive, a gente ta tendo apoio da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar”, explica Chiloff.

A psicologia hospitalar é uma profissão nova que tem se fortalecido nos últimos anos, e que pode contribuir tanto com a formação dos profissionais, nos cursos de aprimoramento quanto com a atualização, realização, pensar em práticas, e é isso que se propõe com a jornada.

“A vontade para que a segunda jornada de psicologia hospitalar acontecesse partiu do nosso grupo de psicólogos que trabalham no HC. A psicologia hospitalar é uma área nova, dentro da psicologia em si, está tomando forma ainda e serve para discutir como a teoria está sendo colocada em prática, inovar, ampliar o nosso campo de atuação”, conclui Chillof.

Para participar é só acessar o site WWW.inscricoes.fmb.unesp.br/hcfmb e efetuar o pagamento da inscrição.

Mariana Andrade – Assessoria de Imprensa HCFMB