HCFMB recebe reconhecimento internacional na área de Sustentabilidade

No início de 2018, a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis publicou seu primeiro informe mundial sobre as ações de seus membros em diversos países, denominado “Hospitales que curan el planeta” (Hospitais que curam o planeta).

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), através da Unidade Especial de Saúde Sustentável – Sustenta Saúde (UESS), foi o único hospital público da América Latina a ter uma ação selecionada para esta publicação: as cestas de alimentos agroecológicos Sustenta Saúde. Do Brasil, além do HC, somente os Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês foram selecionados para participar deste manual.

De acordo com a coordenadora da UESS, Prof.ª Dr.ª Karina Pavão, o estudo de caso publicado é considerado, pela Rede Global, um modelo para a América Latina. “Esta é a primeira publicação latinoamericana que a Rede fez. Dentre os 3.500 hospitais pertencentes à Rede, a ação realizada no HC foi selecionada. Neste projeto, estabelecemos o tripé da sustentabilidade ambiental, econômica e social”, afirma.

O ciclo sustentável realizado para chegar até o resultado final da cesta passa pela compostagem, utilizando restos de alimentos descartados pelo refeitório do Hospital. Estes adubam a terra e, assim, são produzidos verduras, legumes e frutas com certificação orgânica e vendidas a preço de custo para os consumidores. Segundo dados obtidos pela coordenadora da UESS, de julho de 2014 ao fim do ano passado, foram compostadas 94 toneladas de resíduos, contando apenas a cozinha do HCFMB, resultando em cerca de 77 kg de resíduos por dia.

Dr.ª Karina afirmou ainda que, de 2014 a 2017, foram comercializadas cerca de 4.500 cestas e produzidas mais de 20 toneladas de alimentos orgânicos. O intuito da professora é retomar a venda das cestas já no segundo semestre deste ano. “Estamos em reestruturação, buscando novos parceiros e empenhados a motivar as pessoas a aderirem a uma alimentação mais saudável e sustentável”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB