HCFMB será sede de Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo

Pela primeira vez em sua história, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu sediará o Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (ENFHESP), que estará, em 2018, na sua 14ª edição. No dia 29 de setembro, houve a primeira reunião preparatória para o evento, na Sala 1 da Casa do Servidor, com a participação de enfermeiros de diversos Hospitais públicos e privados do Estado, que ajudarão na organização.

A Presidente do ENFHESP, no Hospital, será a Gerente de Enfermagem, Bárbara Priscila Nery dos Santos, tendo Karen Aline Batista da Silva, diretora do Núcleo de Apoio à Assistência, como Vice-Presidente. A secretaria dos trabalhos ficará a cargo de Liriane Mariano da Silva Garita, gerente do Núcleo de Ambulatórios.

Iniciando a reunião, foi realizada uma apresentação geral de todos os participantes como forma de integração e convivência, além da exibição do vídeo institucional do HCFMB. Posteriormente, mostrou-se a lista de instituições convidadas a participar dos preparativos e uma sugestão de escopo do evento, além do balanço financeiro do evento de 2016 e das Comissões envolvidas para o andamento dos trabalhos (Executiva, Científica, Financeira, Divulgação / Social e Secretaria).

Profissionais de todo o Estado se reuniram no HC

Nesta reunião, foram propostos os dias 19, 20 e 21 de Setembro de 2018 como prováveis datas para o ENFHESP no HCFMB e, como possível assunto central, o tema “Vulnerabilidade na garantia dos princípios do SUS frente à limitação de recursos”. As atividades do evento se concentrarão, provavelmente, no Salão Nobre e na Central de Aulas da FMB. Também já está previsto, a partir de outubro, um cronograma quinzenal de reuniões via Skype / videoconferência com os envolvidos para adiantar os trabalhos e o Regimento do evento será validado no final deste mês.

“A Superintendência está oferecendo o maior apoio para este Encontro. O tema escolhido é central e abrangente, dando espaço para muitas vertentes de discussões e trabalhos científicos”, relata Karen. Já Bárbara se mostrou otimista com a realização do ENFHESP em Botucatu. “Com certeza será um excelente evento, pois a parceria entre HC e o Departamento de Enfermagem da FMB, apoiados por tantas outras Instituições igualmente renomadas do nosso Estado, atrairá muitos profissionais e estudantes de Enfermagem”.

O ENFHESP é realizado desde 1991 e, no ano passado, foi sediado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), apresentando o tema “Hospital de Ensino – a construção do saber a serviço do compromisso social”.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB