III Simpósio de Reabilitação é realizado no HCFMB

Nos dias 20 e 21 de setembro, o Anfiteatro do Espaço IB de Eventos recebeu alunos e profissionais da Saúde para o III Simpósio de Reabilitação, evento organizado pela Seção Técnica de Reabilitação e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

O evento contou com apresentações de trabalhos científicos, palestras e quatro cursos pré-evento oferecidos na manhã de sexta-feira, na Central de Aulas da FMB. No período da noite, compondo a mesa de abertura, estiveram presentes a fisioterapeuta e Supervisora da Seção Técnica de Reabilitação do HCFMB, Dr.ª. Letícia Claudia de Oliveira Antunes, e a Gerente Multiprofissional do HCFMB, Drª Cristiane Mendes Chiloff, representando o Superintendente Dr. André Balbi.

Dr.ª Letícia relembrou a trajetória do Simpósio e enfatizou a integração entre alunos, professores e colegas de profissão. “É muito bonito ver a participação efetiva dos alunos e dos colegas de Seção nos cursos. Quero que todos saiam deste evento com novos conhecimentos para aprimorar a prática profissional”.

Já a Gerente Multiprofissional ressaltou a importância da atualização constante de conhecimentos em prol do paciente. “Parabenizo a todos que estão neste evento pela sede de aprender sempre mais. A equipe da Seção Técnica de Reabilitação tem a preocupação de buscar conhecimentos, de se atualizar e de partilhar o conhecimento para uma assistência cada vez melhor”.

Iniciando o ciclo de palestras, a fisioterapeuta Luana Talita Diniz Pereira abordou o tema “Paciente Neuro Agudo: quando e como iniciar a mobilização”. Já a funcionária aposentada da Seção Técnica de Reabilitação do HC Sandra Cristina Pizzocaro Volpi falou sobre “Pedia Suit nas disfunções neurológicas pediátricas”.

Para encerrar a noite, foram homenageados os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais aposentados da Seção: Aparecida Maria Danziato, Mônica de Oliveira Orsi Gameiro, Vera Lúcia Gobette Nunes de Assis, Sandra Cristina Pizzocaro Volpi e Sandra Regina Marques.

Durante o sábado, foram realizadas diversas palestras. “Aplicativo para melhorar a atividade física” foi o tema discutido pelo fisioterapeuta Victor Zuniga Dourado; Edir Nobre Jacovani, fisioterapeuta e quiroprata, abordou o assunto “Fisioterapia quiropráxica – pensamento clínico diferenciado”; a terapeuta ocupacional Poliana Tange Santos destacou a “Terapia Ocupacional na reabilitação do membro superior”; o tema “Cateter nasal de alto fluxo” foi ministrado por Dominicke Marca e a fisioterapeuta Juliana Marinho Antoniucci apresentou a “Aprendizagem motora segundo o conceito de facilitação neuromuscular proprioceptiva”.

Encerrando as atividades do Simpósio, os fisioterapeutas Marcelo Pinto Ferreira e Almir José Sarri palestraram, respectivamente, sobre “Congelamento da marcha e doença de Parkinson: reabilitação baseada em evidências” e “Abordagem da fisioterapia no pós-operatório de mastectomia”. Além disso, houve uma cerimônia de premiação dos melhores trabalhos:

1º Lugar: Tania Rodrigues de Moraes
Tema: Características de Medidas Corporais e seus Desfechos na Aptidão Física e Postural de Escolares

2º Lugar: Julia Rissi Bergamaschi
Tema: Avaliação da Sarcopenia em Pacientes com Osteoartrite de Joelho e sua Relação com o Teste de Sentar e Levantar da Cadeira

3º Lugar: Vinícius Prodócimo Gimenez
Tema: O Desempenho Funcional do Ombro é Diferente em Atletas de Natação com e sem História de Lesão