Profissionais passam por Curso Básico de Capacitação em Mastologia

No último dia 20, o Auditório da Secretaria de Saúde de Botucatu recebeu a primeira turma do Curso Básico de Capacitação em Mastologia para Profissionais da Atenção Básica, envolvendo Médicos das unidades básicas, do Programa Saúde da Família, ginecologistas e enfermeiros de Botucatu e região.

Caracterizado como extensão universitária, o curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Botucatu, o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, através do Centro de Avaliação em Mastologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (CAM-HCFMB), além da Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da FMB (LIGOM).

Equipe do Centro de Avaliação em
Mastologia do HCFMB

Abrindo o evento, a coordenadora municipal de Atenção Básica, Enf.ª Ana Lúcia Forti Luque agradeceu a presença de todos. “É uma honra recebê-los aqui. Este curso é necessário para nós, como profissionais de saúde, para a nossa formação e para a Rede de Atenção Básica”.

Já a coordenadora do CAM-HCFMB, Prof.ª Dr.ª Heloísa Maria De Luca Vespoli, relatou que a ideia do curso surgiu com foco em dois aspectos: melhorar a capacitação quanto ao reconhecimento de doenças benignas da mama e unir forças entre o serviço terciário do HCFMB e a Rede de Atenção Básica para o combate ao câncer de mama. “A nossa região é uma das únicas que oferecem mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos. Mesmo assim, a grande maioria das mulheres que nos procuram já se encontra em estágios avançados de câncer. Este curso serve para mudar esta realidade”, disse.

Durante a tarde, foram abordados temas relevantes à capacitação dos profissionais: Anatomia e Afecções Benignas da Mama; Epidemiologia e Semiologia do Câncer de Mama, Rastreamento do Câncer de Mama e Noções dos Laudos Mamográficos pelo Sistema Birads, além da apresentação de casos clínicos de mulheres com câncer de mama de Botucatu e região, acompanhados no CAM. As palestras foram feitas por médicos residentes e profissionais do Centro de Avaliação.

Palestras e discussões fizeram parte do
curso