Programa Inspire realizou capacitação e atendeu dezenas de pacientes nas últimas semanas

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes e trazer conhecimento e atualização aos profissionais de saúde. Estas foram as ações realizadas, nas últimas semanas, pelo programa Inspire, desenvolvido pelos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).

No último dia 28 de fevereiro, quase 200 profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Botucatu participaram de um curso de capacitação na Central de Aulas da FMB | Unesp, voltado para a exposição do fluxo do Programa dentro das redes básicas e no sistema especializado, desde o rastreio dos sintomas, passando pelo diagnóstico até o tratamento. 

Agentes de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram orientadas sobre os objetivos do programa para os pacientes da rede básica, seus facilitadores diagnósticos e preventivos. “Nos próximos meses, teremos mais capacitações para estes profissionais, abordando temas como asma, espirometria e doença pulmonar obstrutiva crônica”, relata a médica pneumologista do HCFMB, Dr.ª Suzana Tanni.

Já a Função Pulmonar do HCFMB recebeu, no dia 2 de março, mais uma ação do programa com o intuito de rastrear doenças respiratórias crônicas em fumantes, ex-fumantes e em indivíduos que sofrem exposição passiva ao fumo. Ao todo, 31 pacientes realizaram exames de avaliação diagnóstica de função pulmonar durante todo o dia.

A próxima edição do Programa Inspire está agendada para o dia 13 de abril, das 7h às 16h, na Função Pulmonar do HCFMB. As vagas são limitadas e há a necessidade do pré-agendamento pelo telefone (14) 3811-6033 ou pelo WhatsApp (14) 99756-4525. É necessário não vir em jejum e trazer o RG e o Cartão SUS.