Audição na Criança é tema de evento no HCFMB

No dia 17 de novembro, o Anfiteatro da Patologia “Marcello Fabiano de Franco” da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) recebeu o Curso “Audição na Criança – Diagnóstico e Tratamento”, promovido pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pelo Serviço de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da FMB.

Fonoaudiólogos, profissionais da equipe de Saúde e demais profissionais relacionados ao tema puderam, neste evento, atualizar os conhecimentos para a prática clínica e discutir a interdisciplinaridade da prática fonoaudiológica. Na programação, foram discutidos temas, como Reabilitação Auditiva, indicação e benefícios do implante coclear, além da vivência e inserção escolar através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

As palestras foram ministradas pela fonoaudióloga Joice de Moura Silva, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), pelo médico otorrinolaringologista do HCFMB Dr. Norimar Hernandes Dias e pela funcionária da Unesp Maria Elionice de Oliveira Santos.

A fonoaudióloga do HCFMB, Adriana B. Benito Pessin reforça a importância do tema para os profissionais da área e para toda a sociedade. “A criança portadora de deficiência auditiva necessita de acompanhamento multidisciplinar no processo de diagnóstico, na escolha dos melhores recursos disponíveis em relação ao uso de dispositivos eletrônicos como aparelho auditivo ou implante coclear e principalmente na reabilitação após a protetização. Neste sentido, busca-se a inclusão dessas crianças em escolas adequadas e terapias onde será trabalhada a aquisição de linguagem, seja baseada na oralidade ou na língua brasileira de sinais (LIBRAS), visando inserir essa criança nas atividades sociais e principalmente buscando a autonomia desse indivíduo no futuro”, ressaltou.