Banco de Leite Humano do HCFMB é destaque na TV Câmara Botucatu

Reprodução

Neste mês de maio, o Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), foi destaque na TV Câmara Botucatu.

A nutricionista e responsável técnica do BLH, Angélica Almeida, foi uma das entrevistadas da matéria, relatando como funciona a doação de leite humano e quais são os principais requisitos para realizar este gesto de amor e de solidariedade.

O vídeo também trouxe a cobertura do ato solene da entrega do diploma “Doadora de Leite Humano” a três mulheres indicadas pelo BLH, realizada no último dia 19, nas dependências da sede do Legislativo municipal. A homenagem foi instituída pela Câmara Municipal de Botucatu como forma de gratidão a esse gesto que vale ouro

A matéria também está disponível durante a programação da TV Câmara Botucatu, que pode ser sintonizada nos canais 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV.

Banco de Leite Humano precisa de doações

A fim de manter os estoques estabilizados para o período de férias de julho e para a chegada do inverno, o Banco de Leite Humano do HCFMB precisa de doações.

O leite humano é rico em nutrientes essenciais para os pequenos pacientes, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. Antes de ser distribuído aos bebês, o leite doado passa por um processo rigoroso de qualidade.

Para realizar a doação, a lactante precisa estar amamentando e ter leite em excedente, estar em boas condições de saúde, não ser usuária de droga nem fumante, não usar álcool e medicamentos contraindicados para amamentação, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses e não estar com sintomas gripais.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH do HCFMB, pode entrar em contato pelos telefones (14) 3811-6410 ou 99799-8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. Semanalmente, é realizada uma visita domiciliar para retirada do leite na residência da doadora.

Cada gota de amor pode salvar muitas vidas: seja uma doadora!