Evento ao Dia do Servidor no HCFMB tem premiação, homenagem e palestra com mágica

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), promoveu no último dia 27, na Casa da Arte, um evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.

Mauro Dias apresentou a palestra
“Uma história que vale a pena ser escrita”

O encontro contou com homenagens aos atuais funcionários e aos aposentados de 2017. No mesmo dia, foram premiados os projetos vencedores do Ambulatório de Ideias, programa que elegeu as melhores soluções ao aprimoramento dos serviços prestados no hospital, facilitando a convivência e melhorando os ambientes de trabalho. Outra atividade foi a palestra “Uma história que vale a pena ser escrita”, ministrada pelo mágico Mauro Dias. Em meio à história comovente de sua vida e a importância do servidor público para o HCFMB, Dias utilizou números de mágica, com fogos e cartas, entreter a plateia.

Balbi destacou a importância das comemorações

Dr. André Balbi, superintendente do HCFMB, enfatizou que o intuito do encontro foi de promover maior integração entre os servidores das diversas unidades que fazem parte do HCFMB. “Acreditamos que através da integração possamos vencer as dificuldades. Se não buscarmos união neste momento, não conseguiremos vencer as adversidades que nos são impostas”, diz.

Valquíria Aparecida Bazzo da Cunha, gerente de Recursos Humanos da Famesp e responsável pela gestão de boa parte dos profissionais contratados pelo hospital, também agradeceu o esforço diário de todos os funcionários do HCFMB. “Parabéns a todos os funcionários, não só por este dia, mas por todos aqueles em que vocês deixam seus lares, seus familiares, e vêm até aqui com o comprometimento de trabalho, carinho e de dedicação”, elogia.

O diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. Pasqual Barretti, ressaltou o comportamento ético e responsabilidade apresentados pelos servidores públicos que compõem o complexo de serviços encontrados no câmpus da Unesp, em Rubião Júnior. “A gente consegue vibrar a cada vitória e a cada avanço, que só são possíveis quando trabalhamos de forma mais integrada possível. Somos ricos em comprometimento, em competência e em história nos serviços prestados à universidade e à sociedade. Não à toa que o Hospital tem o reconhecimento que tem”, afirma.

Evento prestou homenagem aos aposentados de 2017

Lucileia Stocco Gothardi, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do HC, destacou o valor do servidor público. “O servidor que trabalha dentro do câmpus, independente do vínculo, tem uma característica primordial que o difere dos outros servidores públicos. Ele tem humildade e quer servir, independente da sua função, ao nosso paciente”, salienta.

Renata Castilho, supervisora da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos humanos, relembrou todos os eventos que aconteceram durante a “Semana do Servidor Público” dentro da Unesp e sobre a criação do Dia do Servidor Público. “Foi neste dia, em 1939, que a profissão do servidor público foi regulamentada. E nesta data que puderam ver que o servidor público tinha essa função de servir à sociedade. Temos muito orgulho de fazer isso”, comenta.

Ambulatório de Ideias

O prêmio principal dentro do programa Ambulatório de Ideias foi entregue ao servidor Leandro de Santi, do Centro de Informática Médica (CIMED) do HCFMB, e se refere à disponibilização para consulta de agenda de atendimentos no Hospital via web ou aplicativo mobile. Como prêmio, ele ficará hospedado um final de semana, com acompanhante, no Hotel Areia que Canta, na cidade de Brotas.

Leandro de Santi foi o vencedor do projeto
Ambulatório de Ideias

Segundo de Santi, a ideia surgiu após verificar que muitos pacientes acabavam perdendo o papel da consulta ou se esqueciam da data. “Como tenho acesso aos dados do hospital, vi que essa era uma das coisas que a gente não tinha aqui. E para que os pacientes não tivessem que ligar ou se dirigir até aqui para refazer o agendamento, o site ou aplicativo ajudaria muito”, argumenta.

Para que a ideia fosse concretizada, seria necessário que o paciente fizesse um pré-cadastro com o número do celular. Em seguida, um código seria enviado para o telefone registrado. “De início pensei que era uma ideia simples, que muitos teriam, mas não foi assim. Fiquei muito feliz ao vencer o prêmio”, admite. “Futuramente, também poderia ser possível criar um espaço específico para o paciente, seja no site do Hospital ou em um aplicativo. Além de ver as datas das consultas, ele poderia verificar exames, por exemplo”, conta.

Michele Nishi, da FMB, recebe prêmio entregue
pelo Prof. Dr. Pasqual Barretti

Outros servidores também foram reconhecidos durante a solenidade. Na categoria “Ideia Individual” Michele Nishi, da FMB, foi premiada pelo

projeto “Ações sustentáveis para gerenciamento de resíduos sólidos”. Ela terá direito a um pacote day use plus, com acompanhante, oferecido pelo Ecoresort Santa Clara,da cidade de Dourado. Já na categoria “Ideia Coletiva” o prêmio foi para Regina Celia Coneglian, Denise Zornoff, Rosane Adelino, Fabio Arlindo da Silva e Giuliana Cardoso, que apresentaram o projeto “Facilita FMB: desenvolvimento de aplicativo para facilitar acesso às informações da Universidade”. A equipe foi premiada com um jantar em um restaurante da cidade.