Evento celebra 35 anos do Grupo de Reabilitação Pulmonar do HCFMB

Na última quinta-feira, 11, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) foi o cenário das atividades em celebração aos 35 anos do Grupo de Reabilitação Pulmonar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), reunindo pacientes e profissionais do setor.

As comemorações se iniciaram com a apresentação musical do maestro Franklin Timóteo Ramos, trazendo trilhas sonoras de diversos filmes e canções populares.

Estiveram presentes, na mesa de abertura, a Diretora do Departamento de Assistência à Saúde do HCFMB, Silke Anna Theresa Weber; a Gerente Multiprofissional, Cristiane Lara Mendes Chiloff, e a médica pneumologista Irma de Godoy, uma das pioneiras do grupo.

Irma iniciou os pronunciamentos afirmando que a reabilitação vai além dos atendimentos assistenciais aos pacientes, mas representa uma relação de confiança. “Ela significa para nós um desenvolvimento acadêmico, com teses de mestrado e doutorado, e pessoal, pois convivemos com pessoas que se tornaram nossos irmãos. A principal missão do grupo é tirar as pessoas de situações que consideramos muito difíceis e fazer com que elas se sintam ativas e parte de uma comunidade”.

Já Chiloff destacou a importância dos profissionais que implantaram este grupo considerado, por ela, visionário e inovador para a época de sua origem e aponta que estas características se mantêm até os dias de hoje, graças à união de todos os envolvidos. “Temos uma equipe preocupada, responsável e dedicada em mudar a condição de vida dos nossos pacientes, que aceitaram o convite de participar desse grupo e que lutam juntos para melhorarem seus hábitos e sua qualidade de vida. Parabenizo a todos pelo serviço”.

Inspirada na apresentação musical que integrou o evento, Silke comparou o aprendizado de um instrumento de sopro com o empenho dos pacientes em reaprender a respirar. “Eu me recordo das atividades da Reabilitação desde quando ingressei como aluna na Faculdade e fico feliz em estar na comemoração de hoje. O HCFMB tem se esforçado em promover cada vez mais a integração da assistência e do cuidado entre todas as profissões mas, principalmente, com a participação dos pacientes. Fico muito feliz com essa participação maciça de vocês e parabenizo a longevidade do serviço”.

Após os pronunciamentos, o tema “Reabilitar para prevenir e melhorar” foi abordado pelo fisioterapeuta do HCFMB, Robson Aparecido Prudente, mostrando os objetivos da reabilitação e a importância das atividades físicas para a recuperação dos pacientes.

A história e as “escrevivências” dos 35 anos da Reabilitação Pulmonar foram contadas a partir de uma apresentação de fotos, conduzida por Irma de Godoy e pela coordenadora do Núcleo de Reabilitação, Letícia Cláudia de Oliveira Antunes.

Representando a visão dos participantes do grupo, o paciente José Carlos Severino relatou sua trajetória de superação ao longo dos anos, sendo o mais longevo no Grupo e que ainda participa assiduamente dos encontros desde 2006. Ao final de sua fala, José foi surpreendido por uma homenagem.

Também foram homenageados os primeiros educadores físicos do Grupo Clara Sugisaki (representada por Taiane Paliólogo) e Waldomiro Rapello Filho. A fisioterapeuta Vera Lúcia Gobette Nunes de Assis, pioneira da área no Grupo, também foi homenageada, sendo representada por Juliana Rizatto, uma das primeiras residentes em Fisioterapia do Serviço.