HCFMB realizou evento para servidores sobre ética

Apresentação do Programa de Integridade e posse dos membros da Comissão de Ética e Conduta do Hospital foram algumas das atividades

Na tarde de quarta-feira, 10, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou um evento voltado para gestores e servidores da instituição, com temáticas referentes ao exercício da ética na área pública.

Durante o evento, realizado no Salão Nobre da FMB, houve a posse dos membros da primeira Comissão de Ética e Conduta do HCFMB; a apresentação do Programa de Integridade do Hospital; o lançamento da revisão do Código de Ética e Conduta da instituição, entregue na entrada do evento, e uma palestra sobre “Ética nas Instituições Públicas”.

As atividades foram organizadas pela Superintendência, pela Unidade de Gestão da Integridade, pelas Gerências de Relações Institucionais e de Comunicação, Imprensa e Marketing e pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.

Importância das ações éticas no ambiente hospitalar

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Chefe de Gabinete do HCFMB e responsável pela Unidade de Gestão da Integridade na instituição, João Henrique Castro; do Vice-Diretor da FMB | Unesp, Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, e o Vice-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Trajano Sardemberg.

O Chefe de Gabinete destacou a importância do evento e ressaltou a missão de promover uma constante mudança de cultura na instituição. “A elaboração de um Código de Ética e Conduta consiste no esclarecimento de dúvidas para a promoção da cultura de integridade na Instituição, a ser resguardada pelos membros da Comissão. Por isso, desejo sucesso aos servidores empossados nesta nova missão e agradeço a todos os servidores envolvidos para a concretização do Programa de Integridade e para a elaboração do Código de Conduta em nossa instituição”.

Na sequência, foram realizados os atos formais para a posse dos membros da Comissão de Ética e Conduta do HCFMB, designados para mandato de 2 anos. Representando os servidores empossados, a coordenadora do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) e presidente da Comissão, Nilza Martins Ravazoli Brito, recebeu, do Chefe de Gabinete do HCFMB, a cópia da Lei Complementar nº. 1124, de 01 de julho de 2010, o Decreto nº. 56.699, de 31 de janeiro de 2011 e o Código de Ética e Conduta.

Posteriormente, foi prestada uma homenagem póstuma ao médico e professor emérito da FMB | Unesp William Saad Hossne, pelo seu legado nas ações relacionadas à ética, e houve a apresentação do Programa de Integridade do HCFMB pela Diretora do Departamento de Logística de Atendimento e uma das responsáveis da Unidade de Gestão da Integridade no Hospital, Karen Aline Batista da Silva.

Encerrando as atividades da tarde, o advogado e professor do Instituto Toledo de Ensino (ITE) de Botucatu, Sandro Roberto Nardi, ministrou a palestra “Ética nas Instituições Públicas”, enfatizando as diferenças entre moral e ética e a importância dos códigos de conduta para a consolidação de uma cultura de integridade. Ao final da apresentação, o espaço foi aberto para o esclarecimento de dúvidas dos servidores.

A revisão do Código de Ética e Conduta será distribuída a todos os servidores do HCFMB e também está disponível publicamente neste link.

Membros da Comissão de Ética e Conduta do HCFMB presentes no evento

Membros da Comissão de Ética e Conduta do HCFMB

Presidente – Nilza Martins Ravazoli Brito
Membros
Titular: Karen Aline Batista Silva – Suplente: Maria Nazaré Castilho
Titular: Luciana Melo e Silva – Suplente: Patrícia Guarnieri Frazão
Titular: Cláudio Lucas Miranda – Suplente: Marcelo Roberto Martins
Titular: Nilza Martins Ravazoli Brito – Suplente: Tatiane Roberta Fernandes Teixeira
Titular: Kaliane de Lima Alves Jardim – Suplente: Raul Lopes Ruiz Júnior