Evento comemora 30 anos de Reabilitação Pulmonar do HCFMB

Na última terça-feira, 2, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) foi o cenário das comemorações pelos 30 anos da Reabilitação Pulmonar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), reunindo pacientes e profissionais do setor.

Abrindo os trabalhos comemorativos, o superintendente do HCFMB André Balbi parabenizou a equipe. “É importante ver a evolução do setor ao longo dos últimos 30 anos, e é muito bonito ver a interação entre médicos e pacientes, caracterizando o atendimento humanizado que tanto valorizamos”.

A gerente multiprofissional do HCFMB Dr.ª Cristiane Lara Mendes Chiloff enfatizou a importância do Serviço. “Reforço o empenho da equipe para oferecer um tratamento diferenciado, não somente centrado nas questões médicas, mas que traz uma interação maior com a sociedade”.

A professora Associada Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da FMB, destaca a humanização do atendimento do setor. “Este é um serviço em que as relações humanas são muito fortes. Parabenizo a todos e desejo muito mais anos de trabalho em prol aos pacientes”.

A chefe do Serviço de Reabilitação Pulmonar do HCFMB, Prof.ª Dr.ª Suzana Erico Tanni, destacou que o centro de reabilitação é reconhecido como referência para a capacitação de profissionais. “Hoje pude reencontrar velhos conhecidos e perceber que nos tornamos uma grande família. O grupo é bastante unido e cada paciente deixa a sua marca no nosso Serviço. Tenho muito orgulho de dar continuidade a este trabalho”.

Após os pronunciamentos, a professora titular da FMB Dr.ª Irma de Godoy apresentou aspectos gerais sobre a saúde respiratória, e a fisioterapeuta supervisora da Seção Técnica de Reabilitação do HCFMB, Dr.ª Letícia Claudia de Oliveira Antunes, mostrou através de fotos, uma retrospectiva do setor. Além disso, houve a apresentação musical de Rafael Orpheo.

No evento, foram homenageados os pioneiros do Serviço no Hospital: além da Prof.ª Irma, a fisioterapeuta Prof.ª Vera Lúcia Gobette Nunes de Assis e a educadora física Prof.ª Clara Tisuko Fujita Sugizaki, que não pode estar presente, também foram lembradas, assim como os atuais responsáveis do serviço: Dr.ª Letícia, Dr.ª Suzana e Prof. Waldomiro Rapello Filho que, mesmo já aposentado, continua no serviço como voluntário.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB