HCFMB inicia elaboração do Plano Plurianual 2024-2027

Com o objetivo de definir diretrizes, objetivos estratégicos; estruturar ações essenciais e orientações sobre quanto e como os recursos orçamentários do Estado serão aplicados, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou a elaboração do seu Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o PPA é o instrumento de planejamento de médio e curto prazo (a elaboração do projeto inicia-se esse ano; e sua implantação, a partir de 2024) que estabelece os objetivos e metas da Administração Pública, organizado em programas que orientem a produção de bens e serviços para melhor atender as necessidades da população.

A implantação do PPA deve contribuir para a transparência e a visibilidade da gestão da saúde no HCFMB. Inicialmente, o projeto é dividido em duas frentes: uma voltada para a assistência a saúde e outra para as áreas de apoio e administrativas do complexo hospitalar.  “O processo do PPA incentiva a participação de todas as áreas de atuação. Além de definir as estratégias de gestão de recursos pelos próximos quatro anos, esse conjunto de ideias será base para que o projeto atinja suas metas e resultados”, explica a Assessora Técnica de Planejamento do HCFMB, Patrícia Moratelli.

O PPA tem o papel de declarar as escolhas do governo e da sociedade, indicar os meios para a implementação das políticas públicas e estabelecer metas que orientarão a aplicação dos recursos públicos. O projeto tem como objetivo a integração do planejamento e do orçamento à gestão empreendedora orientada para resultados; transparência, o estímulo às parcerias, e a organização das ações de governo em programas que abrangem o âmbito da saúde. 

Prof. Caldas apresenta o PPA no HCFMB

Para o Prof. Antonio Luiz Caldas Júnior, determinar com antecedência como serão realizadas as obras e serviços públicos que contribuem para a qualidade de vida da população é um projeto de extrema importância. “O PPA será elaborado de forma ampla e participativa, permitindo que as diferentes áreas assistenciais e administrativas se expressem, apontando suas dificuldades, necessidades de mudança e as ações necessárias para a otimização dos resultados”, diz.

A elaboração do PPA 2024-2027 do HCFMB será realizada por uma equipe que trabalha com ferramentas estratégicas e um planejamento orçamentário. “É muito importante levarmos em consideração os impactos que estas medidas terão não só para a instituição, mas também para a sociedade. A implantação do PPA tem o intuito de beneficiar a população, a instituição e seus trabalhadores; atendendo as demandas do SUS, Secretaria de Estado da Saúde e especialmente da CROSS”, finaliza Dr. Zeca Trindade, Superintendente o HCFMB.