HCFMB lança Manual de Biossegurança

Na última terça-feira, 15, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou o lançamento do Manual de Biossegurança, que visa difundir conhecimentos sobre o assunto, agregando valor à qualidade do serviço e garantindo a segurança dos funcionários, pacientes e meio ambiente.

Iniciando as atividades do evento, o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, lembrou que este é o segundo Manual lançado pela gestão atual, sendo o primeiro o Código de Conduta, em outubro de 2017. “Para ser eficiente, nosso Hospital precisa ser organizado. Falar em segurança é associá-la à eficiência do atendimento aos nossos pacientes. Esse Manual é fruto da união, do trabalho e do envolvimento de uma grande equipe”, afirmou.

Posteriormente, o engenheiro Márcio Vendramini ministrou uma palestra sobre Biossegurança, destacando, dentre outros assuntos, as definições de higiene ocupacional e as Normas Regulamentares (NRs), que enfocam prioritariamente a área de Biossegurança.

O Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, relatou que a elaboração do Manual começou a ser pensada em 2016 e afirmou que será disponibilizado um curso de Biossegurança para todos os servidores, alunos e residentes do HC. “É necessário que todos os profissionais sejam treinados e conheçam profundamente este Manual, para a segurança de quem trabalha, do paciente e do meio ambiente”, enfatizou.

Dr. André recebe a versão impressa do Manual, das mãos da enfermeira Justina

A diretora do Núcleo de Gestão de Qualidade e coordenadora da elaboração do Manual, Maria Justina Felippe, apresentou o conteúdo dos seis capítulos do e-book: riscos ocupacionais, normas básicas de Biossegurança, equipamentos de segurança, Biossegurança (com foco na gestão de riscos no ambiente de trabalho), resíduos de serviços de saúde e sinalização de segurança. “A partir de maio do ano que vem, cada setor elaborará o seu próprio e-book de Biossegurança, relatando as particularidades de cada área”, destacou.

Encerrando as atividades, o analista de tecnologia do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), Lucas Arantes, apresentou a plataforma do curso de Biossegurança, hospedado na Escola Médica Virtual (EMV) da FMB. O login e senha do curso serão enviados pelo DGAA a todos os servidores no momento oportuno.

O Manual de Biossegurança está disponível em formato e-book e pode ser lido clicando aqui ou no site www.hcfmb.unesp.br (Educação em Saúde / Publicações / Biblioteca Virtual / Manual de Biossegurança).

Autores do e-book: Maria Justina Dalla Bernardina Felippe, Carlos Magno C. B. Fortaleza, Cristiane R. Fortaleza, Sandra Mara Queiroz, Ricardo de Souza Cavalcante, Elida Paula Benquique Ojopi, Fábio Suraci Picchiotti, João Gonçalves Cruz, Diana Rodrigues de Pina, Karina Martins Barduco, Marco Antonio Batista da Silva, Marjorie de Assis Golim, Maria Zoé Turchiari de Mello, Regina Célia de Santi Lúcio, Rosana Jimenes Pavanelli, Simone Fernanda Gonçalves, Tatiane Biazon Rossi Benvenutto e Teresa Cristina Marinho de Moraes e Silva.

Colaboradores: Maria Salete Sartori, Karen Aline Batista da Silva, Bárbara Priscila Nery dos Santos, Bruna Carla Fioruci, Rafael Ramos de Almeida e Débora Cristina Paulela.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB