HCFMB realiza cerimônia de conclusão dos Cursos de Especialização

Cerimônia foi a primeira em formato presencial no atual formato dos Cursos, vigente desde março de 2020

No último sábado, 25, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) celebrou a conclusão da 3ª turma de seus Cursos de Especialização na área da Saúde, reunindo formandos, professores, amigos e familiares para coroar este momento de conquista profissional.

Realizada no Salão Nobre da FMB, esta foi a primeira cerimônia presencial de encerramento das atividades da Especialização em seu atual formato, vigente desde março de 2020, sendo que as outras turmas tiveram este momento de forma on-line, devido à pandemia da Covid-19. O evento foi realizado pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela Gerente Multiprofissional do HCFMB e coordenadora geral dos Cursos, Dr.ª Cristiane Lara Mendes Chiloff, e pelas coordenadoras das Especializações Prof.ª Dr.ª Cristina Maria Garcia de Lima Parada (Sistematização da Assistência de Enfermagem), Prof.ª Dr.ª Flavia Helena Pereira Padovani (Saúde da Criança e do Adolescente), Prof.ª Dr.ª Margareth Aparecida Santini Almeida (Rede de Atenção no Sistema Único de Saúde) e Prof.ª Dr.ª Patricia Carvalho Garcia (Inovações Diagnósticas e Terapêuticas).

A Prof.ª Dr.ª Maria Odete Simão, coordenadora da Especialização Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso, não pode comparecer à cerimônia, sendo representada pela coordenação geral.

Representando o Superintendente do HCFMB Dr. José Carlos Souza Trindade Filho nesta cerimônia, Chiloff ressaltou a importância das escolhas realizadas pelos concluintes. “De maneira direta ou indireta, todos nós escolhemos cuidar do outro, e esta atitude precisa ser executada com responsabilidade e humanização. O aprendizado é diário e a chama da busca pelo conhecimento precisa estar diariamente acesa nos corações. Parabenizo os alunos pela finalização deste importante ciclo e aos familiares e amigos pelo estímulo e apoio constante”.

Escolhida como oradora em nome de todos os formandos, a aluna da Especialização em Saúde da Criança e Adolescente Yasmim de Oliveira Barros destacou, em seu discurso, a importância das experiências obtidas ao longo do curso para a vida pessoal e profissional. “Foi um ano de batalhas, conquistas e, sobretudo, de muito aprendizado. Neste lugar, aprendemos, de fato, a ser profissionais e descobrimos, na pele, os desafios e alegrias de atuarmos na área da Saúde, além de cultivarmos amizades que levaremos para toda a vida”.

Após os pronunciamentos e da entrega dos certificados aos alunos, foi exibido um vídeo com diversas fotos das turmas, representando a trajetória dos formandos ao longo dos cursos, e foram prestadas homenagens às coordenadoras. Encerrando a solenidade, houve um coquetel de confraternização no térreo do Salão Nobre da FMB.

Sobre os Cursos de Especialização do HCFMB

Desde o começo de 2020, o HCFMB se tornou uma das Unidades Didáticas do Centro Formador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo (CEFOR SUS/SP) “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Ao longo destes anos, mais de 170 alunos passaram pelos Cursos de Especialização do Hospital.

Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (CEE/SEE/SP) e tem o apoio administrativo do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital.