HCFMB realiza evento “Dislexia: Diagnóstico e Intervenção”

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), através do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e do Serviço de Fonoaudiologia, realizou, na última semana, o evento “Dislexia: Diagnóstico e Intervenção”.

A dislexia é uma condição de base genética, que se manifesta inicialmente durante a fase de alfabetização. O objetivo do evento foi promover a atualização sobre o diagnóstico, a discussão sobre temas relevantes e os meios de conscientização da doença.

Primeira palestrante, Dra. Adriana Marques de Oliveira, doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FCC) da Unesp Marília, falou aos participantes sobre “Indicadores Precoces para a Identificação da Dislexia” e “Neurofisiologia e Diagnóstico”, dois temas muito importantes no diagnóstico da dislexia. Destacou a importância de se realizar o diagnóstico dos transtornos de aprendizagem por uma equipe multidisciplinar, que atue de forma integrada, para se analisar um diagnóstico representativo.

Em seguida, o doutorando em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, Dr. Aparecido Couto Soares, falou sobre “Reabilitação Fonoaudiólogica: Desafios da Terapia e da Parceria com a Escola e a Família” e “Relação da Dislexia com Outros Distúrbios – Discalculia, TDAH e Distúrbios de Aprendizagem”, ressaltando como identificar outros distúrbios relacionados, além de estratégias e dicas para avaliação e tratamento de desvios de aprendizagem.

O evento teve significativa participação de fonoaudiólogos, profissionais da área de saúde, professores, e alunos, que discutiram e analisaram os temas abordados.

Vivian Abílio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB