HCFMB realiza I Jornada de Fisioterapia

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB),  por meio do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pela Seção Técnica de Reabilitação, promoveu, no último sábado, 18, a I Jornada de Fisioterapia.  O evento contou com cinco palestras realizadas no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e um estudo de caso clínico.

De acordo com a Dra. Letícia Antunes, responsável pela Seção Técnica de Reabilitação do HCFMB e organizadora do encontro, a ideia foi contar com palestrantes que atuassem no Hospital, para tratar de temas mais específicos, mostrando um pouco dos serviços locais. “Buscamos falar de neurologia, de ortopedia e de cardiopulmonar. Nosso intuito é realizar esta Jornada uma vez por ano, com temáticas e linhas de pesquisa diferentes”, afirma.

A primeira palestra, com o tema “Neuromodulação”, foi ministrada pela fisioterapeuta do setor de neurologia, Taís Regina da Silva, que falou ao público sobre os processos e características da neuromodulação, estimulação por eletrodos, aparelhos utilizados, diagnóstico e avaliação.

Em seguida, o fisioterapeuta Rafael DalleMolle da Costa, responsável pelo setor de neurologia, tratou da “Atualização em neuro-reabilitação no AVC: evidências de prognóstico funcional”. Explanou sobre métodos antigos e atuais no tratamento de pacientes com AVC, medicamentos, cirurgias, protocolos da fisioterapia e importância do conhecimento profissional.

Na sequência, o fisioterapeuta do HC Rodrigo Martorelli Galera, discorreu sobre o tema “Interação coração/pulmão na ventilação espontânea e mecânica”. Relembrou conceitos, falou dos efeitos das variações de pressão no coração, insuflação pulmonar e a ventilação mecânica, com dados e gráficos ilustrativos.

Edir Nobre Jacovani, fisioterapeuta e quiroprata, abordou o assunto “Uso da quiropraxia no tratamento conservador de hérnia de disco”. O especialista falou sobre a história da quiropraxia, apontou dados, indicações, contraindicações, fatores causadores, diagnósticos, tratamento e também apresentou exemplos práticos de movimentos da atividade.

Encerrando as atividades da manhã, o fisioterapeuta do HC, Robson Prudente, versou sobre “Reabilitação pulmonar”. Tratou dos objetivos, a definição, benefícios, dificuldades e como driblá-las, entre outros temas.

À tarde, a Jornada contou com uma mesa redonda, “Caso clínico – da UTI à reabilitação ambulatorial”. O médico neurologista do HC, Dr. Gabriel Pinheiro Módolo, foi o mediador, com os participantes Robson Aparecido Prudente, Moisés Teixeira Sobrinho, Rafael DalleMolle da Costa e Tais Regina Silva.

Tadeu Nunes – 4toques comunicação