HCFMB sedia 3ª Rodada de Anestesiologia do Interior de SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) sediou nos últimos dias 21 e 22 de julho, no Anfiteatro da Patologia, a 3ª Rodada de Anestesiologia do Interior do Estado de São Paulo (RAIESP). Participaram do evento docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), médicos, médicos residentes e alunos de graduação. A iniciativa é da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), com a organização local do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGGA) do HCFMB.

3ª Rodada de Anestesiologia do interior de SP
aconteceu no HCFMB

No primeiro dia, o tema em discussão foi: Obstetrícia. Para discorrer sobre o assunto foi convidado o médico anestesiologista Luis Fernando Castro, da Maternidade de Campinas. Na primeira parte da sua apresentação ele falou sobre protocolos de atendimento de Pré-eclâmpsia e em seguida abordou “Hemorragia pós-parto”.
Já no sábado, das 8 às 17h45, foram ministradas palestras sobre: “Vias aéreas difíceis”, “Anestesia Pediátrica”, “Ventilação Mecânica” e “Anestesia Regional”.

Para a coordenadora do evento e diretora do DGAA do HCFMB, Dra. Lais Helena Navarro e Lima, o encontro pode ser considerado um sucesso. Segundo ela, os temas discutidos são de extrema relevância para o dia a dia dos anestesiologistas e durante a Rodada foram tratados por alguns dos maiores especialistas em cada área. “A avaliação que tivemos dos participantes foi bastante positiva. O formato do evento também ajudou, pois possibilitou que houvesse discussões em grupos o que aproximou os palestrantes dos expectadores, permitindo uma importante troca de experiência”, observou.

Dra. Lais ainda lembra que um dos objetivos da RAIESP é aproximar os anestesiologistas do interior da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. “Foi uma grande oportunidade de atualização de conhecimentos”, resumiu.