Hemocentro do HCFMB desenvolve projeto de conscientização sobre doação de sangue

O Setor de Captação do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou o Projeto “Hemocentro – Você é o tipo certo de alguém”, com o objetivo principal de conscientizar a população de Botucatu e região sobre a importância da doação de sangue e sobre a fidelização dos doadores regulares.

A Gerente do Hemocentro do HCFMB, Andrezza Castro, destaca que o projeto está aberto a instituições de diversos setores, incluindo Organizações Não-Governamentais (ONGs), empresas, faculdades, escolas e igrejas. “Trabalhamos em colaboração com uma equipe multidisciplinar que oferece palestras educativas para sensibilizar funcionários, colaboradores e todas as partes interessadas, buscando unir esforços para aumentar o número de doadores de sangue e plaquetas”.

Em agosto, várias ações desse projeto foram concretizadas, incluindo uma participação na tradicional Festa das Nações, realizada na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Botucatu. Durante o evento, foram divulgadas informações sobre doação de sangue, aferição de pressão arterial e realização de exames sanguíneos rápidos. Beatriz Maria de Carvalho, Diretora Pedagógica da entidade, recebeu um gesto de agradecimento em reconhecimento à parceria.

A Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB) e o Rotary Club de Botucatu Cuesta também abriram suas portas para receber o projeto, fortalecendo ainda mais as parcerias em prol da salvação de vidas. Durante essas ações, houve a participação do presidente do Rotary Clube de Botucatu Cuesta, Marcelo Pazzeto, e dos empresários Ricardo José Pauletti e Ronaldo Vicensotti Bassetto, respectivamente, presidente e gerente executivo da ACEB. “Se você não pode doar, você pode fazer a diferença tornando-se um mobilizador e ajudando a conscientizar outras pessoas sobre a importância desse gesto”, enfatiza Andrezza.

Segundo Dr Cláudio Lucas Miranda, responsável técnico do Hemocentro do HCFMB, a maior dificuldade dos Hemocentros do país, atualmente, está relacionada à captação e fidelização de novos doadores para que os estoques se mantenham em níveis seguros. “Com este projeto, o Hemocentro se aproxima ainda mais da comunidade, no intuito de sensibilizar a população da importância da doação de sangue altruísta e voluntária”, finaliza.