Hospitais trocam experiências sobre gestão de protocolos e indicadores operacionais

Reunião foi realizada de forma presencial, cumprindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19

Na última segunda-feira, 2, membros do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde e da Gerência de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) receberam enfermeiros do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, para compartilhar experiências sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), indicadores, elaboração e divulgação de protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) no Sistema de Informação Hospitalar.

A reunião foi realizada de forma presencial, cumprindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Os visitantes foram recepcionados pela Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão; pela coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Juliana da Silva Oliveira; pela coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Hospital Sentinela, Márcia Cercal, e pela enfermeira Simone Fernanda Gonçalves. Representando o CIMED, estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Apoio e Suporte, Leandro de Santi, e o coordenador de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), Rodolfo Cristiano Serafim.

Já o Hospital bauruense foi representado pelos enfermeiros Paola Rodrigues Di Crivelli Eugenio (Segurança do Paciente), Rodrigo Delboni Cavazzana (Gestão de Protocolos) e Stela Maris Fernandes dos Santos (Qualidade).

Patrícia Frazão explicou que os enfermeiros solicitaram a visita por terem o trabalho em Qualidade e Segurança do Paciente do HCFMB como referência, além da integração do Hospital no Programa de Compromisso de Qualidade Hospitalar (CQH). “Além disso, compartilhamos nossas experiências e as ferramentas desenvolvidas pelo CIMED no Sistema de Informação, como: painéis de indicadores, sistema de notificação de eventos adversos e o aplicativo HC Escritório, com a divulgação de documentos institucionais”.

De acordo com Rodolfo, a conversa foi importante para trocar experiências vividas nestes quase 10 anos de implantação do Sistema no Complexo HC. “Compartilhamos dificuldades que enfrentamos e hoje, com a experiência que temos, podemos mostrar situações de sucesso que contribuem para a melhor gestão da informação”, encerra.