I Seminário Local do Projeto Apice On é realizado no HCFMB

Na última quinta-feira, 8 de março, o Solário da Urologia da Faculdade de Medicina de Botucatu recebeu a primeira das três apresentações do I Seminário Local Apice On, promovido pelo Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

O objetivo do Seminário é divulgar o projeto para a comunidade interna do Hospital, além de discutir a situação atual com indicadores relacionados à Obstetrícia e Neonatologia e de apresentar componentes e diretrizes a serem cumpridos e implantados pelo HCFMB durante os dois anos de projeto.

Estiveram presentes o coordenador local do projeto e chefe do Serviço de Obstetrícia do HC, Dr. Roberto Antônio de Araújo Costa; a enfermeira supervisora da Maternidade do HCFMB, Laura Fabrizzi de Figueiredo Pupo; e Ana Paula Carvalheira, mediadora local do projeto Apice On.

Projeto é apresentado à comunidade interna do HCFMB

Laura relatou que o projeto começou a ser desenvolvido em agosto de 2017, com término previsto para 2020. “Iniciamos neste Seminário a parte prática, para que as pessoas saibam a importância deste projeto, incorporando-o assim em nossa gestão. Alguns destes itens já existem aqui e outros serão implementados ao longo do tempo, com o objetivo de qualificar os processos de formação, atenção e gestão”.

Dr. Roberto afirma a importância do Apice On para a Obstetrícia e Neonatologia. “Este projeto é muito importante para a saúde do nosso país e para nós, porque nos dá uma visão mais ampla e a capacidade de avaliar o nosso serviço, vendo os pontos positivos e os que precisam ser melhorados”.

Ana Paula ressaltou o engajamento da equipe para a efetivação do projeto. “O Hospital possui uma equipe forte e compromissada e o maior objetivo desta apresentação é fazer com que as pessoas percebam que mudanças ocorrerão e que todos vão participar deste processo”.

Haverá mais duas apresentações do Projeto Apice On para a comunidade interna do HCFMB, no Anfiteatro da Patologia, nas seguintes datas: 15 de março, das 17h às 19h, e 22 de março, das 19h às 21h.

Sobre o Apice On

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementada em hospitais de ensino e pesquisa, que qualifica os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB