I Simpósio de Audiologia é realizado no HCFMB

Na última sexta-feira, 22, o Salão Nobre da FMB | Unesp recebeu profissionais da Saúde, residentes e alunos para o 1º Simpósio de Audiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

O evento foi organizado pelo Serviço de Fonoaudiologia, pelo Centro de Reabilitação dos Distúrbios da Audição e Comunicação (CERDAC) e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do Hospital.

A mesa de abertura do evento contou com as presenças da Diretora de Assistência à Saúde do HCFMB, Silke Weber, e da assistente social Marinez Ribeiro Batista, integrante da equipe do CERDAC.

Marinez relembrou a história do setor e enfatizou a sua importância para o atendimento de milhares de pacientes. “Somos referência para 30 municípios das regiões do Pólo Cuesta e do Vale do Jurumirim e estamos completando 15 anos de atividades em 2024. Por isso, eventos como este são importantes para partilhar experiências e aprimorar os conhecimentos”.

Em sua fala, a Diretora de Assistência do HCFMB, que também é médica otorrinolaringologista, abordou a importância da comunicação para a história da humanidade e que o desenvolvimento deste atributo depende, além de habilidades específicas, de fatores fisiológicos, como a audição. “O diagnóstico precoce dos distúrbios da audição é fundamental, tanto para uma criança se desenvolver plenamente de forma psíquica ou motora ou para um adulto com perda de audição se manter integrado em seus ambientes social e de trabalho. Parabenizo o Cerdac por este evento, fruto do esforço de toda a equipe, e espero que seja o primeiro de muitos”.

Após os pronunciamentos, foi iniciada a primeira rodada de palestras, com o tema “Triagem Auditiva Neonatal e o seguimento das crianças com indicadores de risco para deficiência auditiva”. Na segunda parte da manhã, houve uma série de explanações sobre a abordagem multiprofissional da avaliação audiológica infantil.

No período da tarde, houve mais duas rodadas de discussões, com os temas “Principais doenças que acometem o sistema auditivo” e “Tecnologias auditivas: AASI, microfone remoto, prótese osteoancorada / osteointegrada e implante coclear”.

Depois das apresentações de cada bloco temático, o espaço foi aberto para que o público presente tirasse suas dúvidas sobre os assuntos abordados.

Encerrando o evento, houve a exposição de próteses auditivas implantáveis e o sorteio de brindes.