Ilumina HC: iluminando caminhos, transformando vidas

Desde o ano de 2017, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), promove a campanha Ilumina HC, com o objetivo inicial de substituir as luzes de todo Hospital que consomem mais energia e repassar o valor economizado para o custeio de importantes atendimentos e procedimentos realizados em todo o Complexo.

Mas, em 2018, a campanha tornou-se mais do que apenas uma forma de iluminar fisicamente o Hospital com lâmpadas mais econômicas: muitos pacientes tiveram suas vidas iluminadas pelos eventos realizados nos últimos anos e diversos alunos ensinaram qual é o real significado da palavra solidariedade podendo, em troca, aprender lições que ficarão eternamente em suas memórias.

No ano passado, diversos alunos de escolas públicas e particulares visitaram o HCFMB por conta de ações relacionadas ao Ilumina HC e descobriram que diversos trabalhos e funções contribuem efetivamente para o funcionamento do Hospital. Além de muito conhecimento, as visitas ajudaram diversos alunos a decidir uma das mais inquietantes questões da vida: o futuro profissional.

Maria Beatriz Conti, de 17 anos, é um exemplo disso. Em agosto de 2018, juntamente com sua turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Embraer, ela participou de uma visita ao HCFMB, oferecida como uma retribuição a um gesto de solidariedade do Colégio em prol ao Ilumina HC. Mas o que era para ser somente uma tarde diferente de aprendizado e convivência acabou sendo um marco em sua vida pessoal e profissional.

“Soubemos que o Colégio queria ajudar o Ilumina HC, participamos da gincana, minha sala ganhou e viemos para o Hospital. Eu estava meio indecisa com o que eu queria fazer e, nessa visita, pude conhecer a estrutura e os profissionais envolvidos. Gostei bastante da área e de ter contato com as pesquisas desenvolvidas na instituição”, comenta.

Entre o curso de História e de Relações Internacionais, dois pontos imersos na indecisão da aluna na época, o curso de Enfermagem em uma faculdade pública e perto de casa saltou aos olhos. Na 3ª chamada do vestibular da Unesp deste ano, Maria Beatriz aparece dentre os aprovados a ingressarem no curso de Enfermagem da FMB / Unesp: era o sonho começando a se tornar realidade. “Eu gosto bastante da Enfermagem, pois esta área está sempre em contato com o paciente e salva muitas vidas. Meu interesse é a Obstetrícia, mas quero conhecer todas as vertentes da profissão”.

Para a diretora do Departamento de Assistência à Saúde do HCFMB Dr.ª Érika Ortolan, estas visitas são gratificantes, pois cumprem o objetivo de mostrar a variedade de profissões presentes no Hospital, abrindo um grande leque de oportunidades aos alunos. “O projeto Ilumina HC é um dos nossos orgulhos. Desde o início, o plano foi aliar a redução dos gastos com a energia elétrica, revertendo esta economia para melhorias na assistência, mas também verdadeiramente tocar o coração de pacientes, funcionários dos mais diversos setores do hospital, alunos, médicos residentes”, explica.

Dr.ª Érika também destaca a importância do envolvimento do projeto com os jovens, que garantirão a continuidade das ações de humanização no futuro. “Saber que a visita ajudou Maria Beatriz a se decidir na sua escolha, e que também a Unesp era uma opção totalmente possível, nos trouxe muita satisfação e foi uma prova que o sonho planejado está se realizando. Por trás de cada visita temos cerca de 30 profissionais envolvidos que, voluntariamente, participam com alegria dessa iniciativa, e sou muito grata a eles”.

Dentre toda a visita, as partes de que Maria Beatriz mais gostou foram a do Hemocentro e a demonstração dos primeiros socorros, ao som da trilha do filme “Star Wars”. “Agradeço a todos que ajudaram neste projeto e aos que apresentaram o conteúdo para gente, respondendo a todas as nossas perguntas. Indico esta visita, pois os profissionais mostram muito para nós, nas mais diversas áreas, e isso pode contribuir na escolha da profissão. Se eu pudesse, faria esta visita novamente”, encerra.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB