Complexo HC disponibilizou exames de papanicolau e mamografia para servidoras

Desde a década de 1990, o mês de outubro é marcado em todo o mundo por ações de conscientização e combate ao câncer de mama, em um movimento conhecido como Outubro Rosa.

Equipe responsável pelos exames

Por isso, no mês passado, o Complexo Autárquico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu uma campanha de prevenção do câncer de mama e do colo de útero para as funcionárias, por meio da Diretoria de Assistência à Saúde, do Ambulatório de Funcionários / Convênios e do Centro de Avaliação em Mastologia “Prof. Emérito Laurival Antônio De Luca” (CAM).

Foram disponibilizadas coletas de papanicolau, abertas para todas as funcionárias do Complexo HC e, entre os dias 19 e 23 de outubro, houve um mutirão de exames de mamografia para as servidoras que têm idade igual ou superior a 40 anos.

Ao todo, foram realizadas, neste mutirão, 81 mamografias, além de mais de 50 exames de papanicolau. “Mesmo em época de pandemia, o HCFMB não deixou de se preocupar com a saúde de nossas colaboradoras, prevenindo doenças tão prevalentes para as mulheres”, afirmou Dr.ª Érika Ortolan, Diretora do Departamento de Assistência à Saúde do HCFMB.