IV Semana do Meio Ambiente é realizada no HC e na FMB

Nos dias 5, 6 e 9 de junho, a Comissão de Ética Ambiental da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e a Unidade Especial de Saúde Sustentável do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram a IV Semana de Meio Ambiente e Saúde, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, a fim de promover mais saúde e qualidade de vida para as pessoas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira, 5, foi a data escolhida para a abertura das atividades, no Salão Nobre da FMB. Estiveram presentes a vice-diretora da FMB, Profª Associada Maria Cristina Pereira Lima; o superintendente do HCFMB, Prof. Assoc. André Balbi; a coordenadora da CEA da FMB e da UESS do HC, Prof.ª Dr.ª Karina Pavão; o Secretário do Verde do município de Botucatu, Márcio Piedade Vieira e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Botucatu (Comdema), Rafael Romagnolli.

Barracas do projeto “É dia de feira no Campus da Unesp” – Foto: Tadeu Carvalho / FMB

A coordenadora da CEA da FMB e da UESS do HC iniciou sua fala traçando um panorama sobre as ações realizadas ao longo dos anos. “Hoje, é fundamental que os serviços de saúde tenham e promovam ações mais sustentáveis, pensando em minimizar os impactos ambientais, como: produção de resíduos sólidos, uso racional de água e energia, entre outras. Nós temos conseguido realizar muitas atividades no HC e na FMB, seguindo uma agenda internacional da ONU e da Saúde sem Dano, pensando globalmente e agindo localmente. Agradecemos a todos os gestores pelo apoio e parceria”, afirma.

Foto: Tadeu Carvalho / ACI FMB

A professora destacou também que muitas ações precisam ser implantadas e que é necessário rever medidas, equipamentos e ter um maior envolvimento na conscientização ambiental, por parte dos profissionais da saúde.

Durante o dia, o térreo do Salão Nobre recebeu a exposição de artes plásticas “Um Sonho Além Paredes”, do pintor e músico Rhandal Oliveira. No período da tarde, realizou-se o projeto mensal “É dia de feira no campus da Unesp” ao lado da Biblioteca do Campus.

Parceria com o Banco de Alimentos – Foto: Tadeu Carvalho / FMB

Além das barracas com venda de mudas de plantas e diversos produtos orgânicos e agroecológicos, o evento trouxe a apresentação do Coral Canto & Encanto da FMB, aulas de yoga, dança circular, exposição de energia fotovoltaica e oficinas de pintura com tinta natural. O público presente pode conferir também a exposição fotográfica “Jardim Botânico do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu” no interior da Biblioteca.

O projeto Óleo Fora D’Água realizou a troca de óleo usado por sabão e os alunos da Escola Jonas Alves mostraram os projetos “Todos contra Dengue” e “Eu Reciclo, eu Cuido”. O encerramento das atividades do dia contou com a apresentação do Grupo Maracatu Trovão das Águas.

Plantio de árvores e Trilha Saúde Sustentável. Fotos: Maíra Masiero / NCIM HCFMB e Lorena Palácio

Já na quinta-feira, 6, houve o plantio de árvores e no domingo, 9, a Trilha Saúde Sustentável, com uma caminhada saindo do Ginásio Municipal pelo Morro do Peru em direção ao Sítio do Vale, visitando o sistema agroflorestal para a produção de verduras e hortaliças dos produtores parceiros do Projeto Sustenta Saúde, da UESS do HCFMB.

A IV Semana do Meio Ambiente e Saúde foi organizada pela CEA da FMB e pela UESS do HC, e teve os seguintes parceiros na realização e apoio das atividades: Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), Prefeitura de Botucatu / Secretaria do Verde, Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp (IBB), Administração Geral do Campus (AG), Biblioteca do Campus, Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (NUMIS) e Comitê de Arte e Cultura (CAC) da FMB.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

Foto: Maíra Masiero / NCIM HCFMB